Plantão Saúde
Municípios poderão responder por ‘fura-fila’ das vacinas, alerta Secretário de Saúde
Geraldo Resende afirma que governo tomou todas as providência para garantir transparência na imunização
Quarta-feira, 27 Janeiro de 2021 - 17:58 | Redação

O secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, alerta que os municípios poderão responder por eventuais casos de ‘fura-fila’ da vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Resende comentou o assunto durante entrevista ao vivo ao programa Cidade Alerta MS, da TV MS Record, na noite desta quarta-feira, 27 de Janeiro.
Recentemente, foram veiculadas pela mídia notícias segundo as quais até um prefeito, fora da faixa de prioridade, teria recebido a vacina.
“Tomamos todas as providências (para evitar irregularidades). O Tribunal de Contas, a CGU, o Ministério Público estão todos acompanhando de perto. Além disso, para manter a transparência publicamos em Diário Oficial todo o quantitativo de doses enviadas aos municípios”, explicou.
Resende mencionou que o município onde houver irregularidade poderá responder por isso aos órgãos de controle. “Quero acreditar que isso não vai acontecer (...) Fomos firmes ao encaminhar correspondências aos prefeitos e secretários para que pudéssemos ser exemplos para todo País”, comentou.
Segundo o governo do Estado, todos os 79 municípios de MS já receberam as doses da vacina. Neste primeiro momento, devem ser vacinados profissionais de saúde que estejam trabalhando na linha de frente contra o coronavírus.
Iniciativa privada – O secretário afirmou que não é contra à ideia da iniciativa privada de comprar vacina para imunizar trabalhadores. A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, a Fiems, anunciou que estuda tal possibilidade. Porém, Resende revelou que deseja que o Plano Nacional de Imunização alcance todos os brasileiros.
“Nós queremos ver o Plano Nacional de Imunização manter a integralidade. Acreditamos que o Ministério da Saúde vai adquirir vacinas para fazer a imunização de todos os cidadãos brasileiros. Quem tem garantir essa imunização é o Plano Nacional. Mas, não sou contrário se a iniciativa privada quer comprar essas vacinas”, respondeu.
Cidade Alerta MS - O programa Cidade Alerta MS vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 17h na TV MS Record, pelo canal 11.1. A atração é apresentada por Rodrigo Nascimento, o Rodrigão. O telefone para contato com a equipe de produção é 67-98407-9827.
Últimas Notícias
- Educação especial - 18:02 Sicredi implanta o programa A União Faz a Vida no CEDEG APAE na Capital
- Infraestrutura - 17:42 Sanesul investe R$ 6,3 milhões para ampliar abastecimento de água em Itaquiraí
- Conhecimento - 17:19 Faculdade Insted sedia imersão em planejamento estratégico com uso de IA
- Oportunidades - 16:48 Vara Nova Alvorada do Sul seleciona Assessor Jurídico
- Sétima arte - 16:19 Filmes disputam escolha para o Oscar em bom momento do cinema nacional
- Meio Ambiente - 15:50 Ano de 2025 é quinto com maior área atingida por queimadas até Agosto
- Movimento - 15:19 Dança pode ser convite para escutar o corpo e cuidar da saúde mental
- Oportunidades - 14:52 MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
- Direito do Consumidor - 14:17 Comissão aprova direito de consumidor examinar produto antes da compra
- Cinema - 13:51 Cineastas negras reivindicam mais ações afirmativas para audiovisual