Geral
Veterinário alerta para câncer de mama em cadelas e gatas
Principal meio de prevenção é a castração em cadelas e gatas, segundo veterinário
Sexta-feira, 15 Outubro de 2021 - 08:53 | Thays Schneider

Outubro também é o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama em animais domésticos, como cães e gatos.
De acordo com o veterinário Francisco Gonçalves , que esteve nesta sexta-feira (15) no programa Noticidade Primeira Edição da Rádio Cidade FM 97, a doença nem sempre é grave, porém, é preciso conhecer o máximo possível sobre ela. "Esse é um dos principais tipos de tumores no mundo canino. O câncer de mama é mais comum nas cadelas do que nas mulheres", informou.
O veterinário deu dicas de como prevenir o câncer de mama nos animais. Segundo ele, o principal meio de prevenção é a castração”. Se o tutor não tem interesse que o animal reproduza, a castração precoce ajuda.
"Normalmente são as fêmeas não castradas que têm maior propensão a tumores, aquelas que recebem frequentemente anticoncepcional e aquelas também que tem a pseudogestação, onde tem a presença de leite nas mamas dois a três meses pós cio", explicou.
"Os tumores de mama têm uma tendência a aparecer em cadelas adultas, entre 4 e 12 anos de idade. Já as gatas podem desenvolver a partir de um ano de vida", acrescentou.
Últimas Notícias
- Saúde - 14:14 Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS
- Capoeira - 13:59 Imersão celebra a ancestralidade da Capoeira Angola em Campo Grande
- Ecomonia - 13:32 Com alta de 14,3%, MS lidera crescimento nacional no setor de serviços
- Animais - 13:09 Agendamentos on-line para castração
- Urbanismo - 12:15 Audiência Pública debate impacto de novo empreendimento no Monte Castelo
- Saúde - 11:50 Brasil recebe 1º lote de medicamento inovador para câncer de mama no SUS
- Educação - 11:35 Educar é resistir: ACP destaca o valor de ser professor em Campo Grande
- Saúde - 11:00 Corumbá reforça vacinação para atualização do calendário
- Solidariedade - 10:58 Bazar Solidário da Santa Casa
- Cassems - 10:39 Robô ‘Da Vinci’ faz cirurgias bariátricas de alta complexidade na Capital