Geral
Vereadora sugere Tombamento do Complexo do Parque dos Poderes
Iniciativa visa proteger e preservar um patrimônio de grande importância para a cidade de Campo Grande
Quarta-feira, 06 Dezembro de 2023 - 20:06 | Redação

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) protocolizou na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) um requerimento que solicita a abertura de um processo administrativo de tombamento dos bens de valor ambiental, histórico e cultural que compõem o complexo do Parque dos Poderes. A iniciativa visa proteger e preservar um patrimônio de grande importância para a cidade de Campo Grande.
A entrega do requerimento contou com a presença do vereador Prof. André Luis e um grupo de ativistas representando as 88 pessoas que assinaram o documento em apoio à iniciativa, entre eles ambientalistas, artistas, juristas, professores universitários e pesquisadores. Este passo é parte de uma série de esforços liderados pela vereadora Luiza Ribeiro em prol do tombamento não apenas do Parque dos Poderes, mas também do Parque Estadual do Prosa e do Parque das Nações Indígenas.
A reivindicação pelo tombamento desses locais de relevância ambiental e cultural ganhou força através do Projeto de Lei n. 10.970/2023, de autoria da Vereadora Luiza Ribeiro e subscrito por outros 8 vereadores. No entanto, o projeto foi barrado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelos vereadores Otávio Trad (PSD), Willian Maksoud (PTB), Clodoilson Pires (PODEMOS), Papy (SOLIDARIEDADE) e Paulo Lands (PATRIOTA), que aprovaram por unanimidade o parecer do Relator Papy, alegando inconstitucionalidade do projeto.
Durante a entrega do requerimento, a secretária da Sectur, Mara Bethânia Gurgel, destacou a importância da preservação do patrimônio e assegurou que a solicitação será analisada cuidadosamente pelo corpo jurídico da secretaria.
A Vereadora Luiza Ribeiro expressou sua esperança de que a solicitação de tombamento seja recebida com a devida atenção e que a preservação desses locais emblemáticos seja garantida para as futuras gerações. “Esses parques são importantes espaços não apenas como parte da história da cidade, mas também como elementos essenciais para a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade local”, disse.
Últimas Notícias
- Saúde - 18:18 IX Meeting Nacional de Farmácia Clínica está com inscrições abertas
- Saúde - 17:34 Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia em hospitais de MS
- Oportunidades - 17:03 Senac Beauty Expert promove imersão em técnica na área da beleza
- Meio ambiente - 16:30 Brasil tem 241 barragens com riscos de segurança, aponta ANA
- Mato Grosso do Sul - 16:00 Assembleia aprova lei para certificação dos laboratórios ambientais de MS
- Encontro - 15:32 Projeto acolhida tem sua sexta reunião ordinária em Dourados
- Oportunidades - 15:06 Votorantim Cimentos lança banco de talentos para pessoas negras
- Riscos ao meio ambiente - 14:30 Investigação irá apurar riscos ambientais de chorume em Dourados
- "Quem tem fome, tem pressa de justiça" - 14:04 Ministério Público entra no combate a fome no MS
- Justiça - 13:30 INSS: mais de 2 milhões de aposentados estão aptos a ser ressarcidos