Geral
Vereador visita UPA do Universitário e encontra unidade sem energia
Após denúncias de profissionais, vereador apurou abandono de CRS e UPA em bairros de Campo Grande
Quarta-feira, 10 Setembro de 2025 - 09:52 | Luiza Ferraz

O vereador Jean Ferreira (PT) visitou ontem (9), o Centro Regional de Saúde (CRS) do bairro Tiradentes e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Universitário, para fiscalizar problemas denunciados pela população. O CRS Tiradentes ficou cinco dias sem água, enquanto a UPA do Universitário está sem energia após furto de cabos de fiação.
No CRS Tiradentes, caminhões-pipa foram enviados algumas vezes, mas de acordo com relatos dos profissionais que atuam no local, a água acabava em poucas horas. A falta de água tem afetado a higienização de profissionais e pacientes, além de prejudicar os atendimentos e causar desidratação diante das altas temperaturas. Mesmo sem água, médicos, enfermeiros, recepcionistas e outros profissionais continuaram trabalhando.
“Não podemos deixar de ressaltar a firmeza e o compromisso desses profissionais da saúde, que estão há dias fazendo o possível para atender a população com dignidade”, pontua Jean. “O problema não é e nunca foram os médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas ou profissionais da limpeza. Esses têm lutado heroicamente, no entanto temos um descaso do poder público que precisa ser enfrentado e resolvido”, prossegue o vereador.
A médica Giulia Rita, que atende no local, afirma que a situação chegou a níveis alarmantes. “Passamos a maior parte das horas do dia sem água, sem torneira para lavar as mãos, sem descarga para dar, acumulando fezes e urina muitas vezes nos vasos sanitários, com a equipe de limpeza tendo que ser encarregada de dar descarga com água da mangueira da rua”, explica.
Giulia deixa claro que não houve procura por parte da Prefeitura. “Não veio laudo, nenhuma avaliação documentada, por exemplo, da Secretaria de Infraestrutura, afirmando que estava seguro, que o fluxo não seria interrompido de novo, nem nada do tipo”.
Jean decidiu permanecer no local até a situação ser resolvida. Enquanto o vereador fiscalizava a unidade, a água voltou a funcionar. Jean acompanhou a Vigilância Sanitária na averiguação das condições do hospital. “A água já voltou, porém, o hospital está sujo, e a inspeção está verificando a situação de insalubridade”, destaca o parlamentar.
Já sobre a UPA do Universitário, Jean afirma que o furto de cabos de fiação que gerou a falta de energia evidencia a falta de segurança pública. O vereador, que esteve no local pela manhã, pontua o abandono da região. “A ausência da Guarda Municipal na proteção do patrimônio público foi a crítica que mais ouvimos, pois mesmo diante da repetição desses crimes, a prefeitura não adota medidas efetivas de prevenção”, finaliza o vereador.
Últimas Notícias
- PMA - 14:00 Serpente coral altamente venenosa é capturada em área urbana na Capital
- Poder Legislativo - 13:46 Lucas de Lima propõe folga anual para exames preventivos de câncer
- Campo Grande - 13:22 SuperAMAS’25 começa com o ‘carrinho cheio de novidades’
- Economia - 13:00 Inovação em pequenas empresas de MS
- Solidariedade - 12:19 Bazar Legal do TJMS arrecada R$ 230 mil e beneficiará 4 entidades
- Saúde - 11:52 Tabagismo e uso de vapes ampliam diagnósticos de câncer de pulmão
- Nova Chance - 11:34 Prefeitura de Ponta Porã prorroga adesão ao Refis por mais 90 dias
- Projeto de Lei - 11:00 Projeto em MS pode vetar comercialização de arsênio sem autorização
- BR-262 - 10:50 Motorista perde a vida após carreta tombar na BR-262
- Castração - 10:30 Caravana da Castração chega a Três Lagoas com vagas para cães e gatos