Geral
UFGD apresentará Projeto Pohã Ñana à equipe técnica da Itaipu Parquetec
Projeto realiza o registro etnográfico, coleta, cultivo e distribuição de plantas medicinais tradicionais Guarani e Kaiowá
Quinta-feira, 24 Julho de 2025 - 16:10 | Redação

Nesta segunda-feira, 28 de Julho, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizará a apresentação do Projeto Pohã Ñana à equipe técnica da Itaipu Parquetec, parceria da iniciativa. O projeto realiza o registro etnográfico, coleta, cultivo e distribuição de plantas medicinais tradicionais Guarani e Kaiowá, com foco na sustentabilidade territorial e cultural das comunidades indígenas.
A partir das coletas realizadas, será criado um horto de plantas medicinais tradicionais no campus da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), possibilitando o uso por estudantes indígenas durante o período em que estão na universidade, além da produção de mudas para distribuição às comunidades que enfrentam dificuldades em encontrar determinadas espécies.
Entre as diversas ações do projeto, também será elaborado um catálogo com base na pesquisa etnográfica e na revisão bibliográfica, para ser utilizado tanto nas comunidades indígenas quanto na universidade, e realizado um simpósio de encerramento do projeto.
As atividades são desenvolvidas em quatro terras indígenas — Reserva Indígena de Dourados, Aldeia Panambizinho, Terra Indígena Laranjeira Ñanderu e Reserva Tey’ikue —, com participação de acadêmicos da Licenciatura Intercultural Indígena, da Licenciatura em Educação do Campo e do Mestrado em Educação e Territorialidade da UFGD.
Programação - A atividade de apresentação do projeto à equipe técnica da Itaipu Parquetec acontecerá a partir das 8h, na FAIND, e contará com a presença de docentes, estudantes indígenas, bolsistas do projeto, além de lideranças espirituais Guarani e Kaiowá e pesquisadores da Embrapa.
A programação terá início com uma acolhida institucional no hall da FAIND, com falas da reitoria e da direção da Faculdade, apresentando a missão da FAIND e sua articulação com os povos Guarani e Kaiowá. Em seguida, será realizada uma explicação sobre o ritual tradicional Jeovassá, seguida pelo deslocamento até a Casa de Reza (Oga Pysy), onde acontecerá o ritual de bênção ao horto medicinal.
Na área externa do horto, será apresentada a origem da proposta e a conexão do projeto com os saberes tradicionais e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os de “Saúde e bem-estar”, “Educação de qualidade”, “Cidades e comunidades sustentáveis” e “Vida terrestre”.
Na sequência, os participantes poderão conhecer as ações desenvolvidas pelo projeto, como o preparo do solo com milheto, a construção da casa de vegetação e dos canteiros, além do levantamento etnográfico realizado pelos bolsistas e a integração do projeto à pedagogia da alternância da FAIND.
Logo após, o representante da Embrapa apresentará o Acordo de Cooperação Técnica firmado com a FAIND e explicará como funciona o Sisteminha, um sistema integrado que contempla tanque de peixes, irrigação agroecológica e produção escalonada de alimentos, promovendo saúde, soberania alimentar e sustentabilidade nas comunidades indígenas.
A programação será encerrada com um momento de diálogo aberto entre a equipe da UFGD e os representantes da Itaipu Parquetec, com escuta ativa, troca de ideias e encaminhamentos para fortalecer a parceria institucional.
Últimas Notícias
- Procura-se - 19:00 Polícia de Bela Vista divulga cartaz de procurado
- Ação Conjunta - 18:35 Casal é preso ao receber maconha escondida em encomenda em Eldorado
- Ação Conjunta - 18:10 Filho é preso em Coxim pelo homicídio do pai ocorrido em Goiás
- Cuidado! - 17:59 Aparição de escorpiões alerta para prevenção
- INSS - 17:35 Governo ressarciu R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas
- Oportunidade - 17:17 Feirão de Entrevistas tem 30 vagas exclusivas para pessoas com deficiência
- Saúde - 16:50 MS é líder nacional em imunização e mobiliza escolas
- Delegacia de Atendimento à Mulher - 16:32 Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro em Nova Andradina
- Campo Grande - 16:07 Autor de feminicídios segue preso
- Meio Ambiente - 15:50 Av. Ernesto Geisel será interditada para remoção de árvores do Horto


 
         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                