Geral
“Surto deixou as pessoas surtadas”
Quarta-feira, 11 Março de 2020 - 10:05 | Redação
Após casos de Coronavírus confirmados no Brasil, a população entrou em pânico. Em Campo Grande as máscaras acabaram e não há nem para comprar nas distribuidoras. Nos estabelecimentos os estoques estão zerados e o álcool em gel não permanece nas prateleiras por muito tempo. Uma rede farmácias no centro da Capital vendeu aproximadamente 40 frascos de álcool em gel no período de uma manhã.
De acordo com a farmacêutica Khilas Mendes, as pessoas estão entrando em pânico sem necessidade já que não há casos no Mato Grosso do Sul confirmados. “A procura por máscaras e álcool em gel é grande mas as pessoas esqueceram que a dengue mata bem mais que o Coronavírus. Todos os dias atendo dezenas de pacientes com a dengue”, lamenta a farmacêutica.
Como as máscaras etão em falta, Khilas dá uma dica muito importante. Ela sugere o uso de lenço de bolso descartável. No momento em que a pessoa espirrar já pode descartar. Outra orientação é quanto à forma segura na hora do espirro sendo que o correto é espirrar no cotovelo e não nas mãos.
Não há motivo para pânico alertam os médicos do Mato Grosso do Sul e há outras doenças para se preocupar. Até o momento 34 casos do Covid 19 foram confirmados no Brasil, são monitorados 893 ocorrências suspeitas e outros 780 já foram descartados. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
Algumas medidas foram tomadas o Ministério da Saúde vai reforçar a assistência hospitalar no enfrentamento ao coronavírus no Brasil. Os primeiros reforços serão na Atenção Primária, a porta de entrada para receber os pacientes no SUS, para evitar que as pessoas procurem os hospitais em um cenário de grande circulação do coronavírus. O programa Saúde na Hora será ampliado nos municípios, aumentando as unidades de saúde que ficam abertas até às 22h ou aos finais de semana para atender à população.
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 18:12 Sessão Solene na Câmara da Capital homenagea agricultores familiares
- PRF - 17:50 Dupla tenta fugir e é presa pelo transporte de drogas em Ivinhema
- Economia - 17:32 Desequilíbrio tributário faz governo perder R$ 200 bilhões anuais
- Política - 17:09 Lula crítica jornada 6x1 e defende escala de trabalho 'mais flexível'
- TVMS Record - 16:50 Balanço no Centro destaca promoções na região central de Campo Grande
- Poder Judiciário - 16:32 Inédito em MS, programa de guarda subsidiada é implantado em Sonora
- Oportunidades - 16:16 Novo leilão do Detran-MS tem Corsa Classic com lance inicial de R$ 3.545
- Fronteira - 15:50 Ministério Público cobra soluções para fornecimento de energia em Amambai
- Rede MS - 15:35 Rede 360 discute a importância da saúde mental
- Oportunidades - 15:15 Capital promove Semana da Tecnologia e Inovação da Juventude