Geral
STJ reconhece impossibilidade de tentativa no crime de estupro de vulnerável
STJdecidiu que não é possível tentar cometer o crime de estupro de vulnerável, este crime se consuma com qualquer ato libidinoso contra a vítima incapaz
Sexta-feira, 25 Abril de 2025 - 15:35 | Redação

Em um caso da comarca de Coxim-MS, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) denunciou um homem por ter cometido um ato libidinoso contra sua enteada, que tinha menos de 14 anos na época. A juíza responsável condenou o réu a 12 anos de prisão, destacando que as declarações da vítima e das testemunhas eram coerentes.
A defesa do réu recorreu, alegando contradições no depoimento da vítima e que ela teria sido induzida a mentir pelo pai. A defesa também pediu para desclassificar o crime para uma conduta menos grave.
A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) negou o recurso da defesa, mas alterou a condenação para estupro de vulnerável tentado, reduzindo a pena para seis anos de prisão.
A 12ª Procuradoria de Justiça Criminal, representada pela Procuradora de Justiça Lucienne Reis D’Avila recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), argumentando que a prática de ato libidinoso diverso da conjunção carnal contra vulnerável é inadmissível em sua forma tentada, uma vez que o delito se consuma com qualquer ato libidinoso praticado contra a vítima incapaz.
O STJ aceitou o recurso e restabeleceu a condenação original de 12 anos de prisão.
A decisão final foi proferida pelo Ministro Messod Azulay Neto e transitou em julgado no dia 8 de abril de 2025.
Últimas Notícias
- Nacional - 18:30 Ato em SP reúne apoiadores de Bolsonaro contra julgamento no STF
- Saúde nas escolas - 18:18 Mão-pé-boca: SES aposta em ação lúdica no CEI Zedu para reforçar prevenção
- Polícia - 17:48 Em desenho, criança agradece policiais por prenderem padrasto estuprador
- Educação - 17:32 Três Lagoas abre cadastro permanente do transporte escolar gratuito
- Solidariedade - 17:06 Cassems mobiliza colaboradores voluntários para doação de sangue
- Risco de extinção - 16:50 Demanda da China por gelatina coloca jumentos em risco de extinção
- Feminicídio - 16:32 Suposto feminicida é procurado
- Rede MS - 16:00 Rede 360 ensina a lidar com o dinheiro e fazer investimentos certos
- Educação - 15:40 Aprovados em concurso de perito médico federal devem escolher lotação
- Taxa de natalidade - 15:34 Brasileiras estão tendo menos filhos e adiam maternidade, diz Censo