Geral
Solução para drenagem custa 80 milhões de dólares
Terça-feira, 26 Fevereiro de 2019 - 16:22 | Redação
O prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) percorreu os pontos da cidade mais impactados pela chuva que caiu sobre a Capital na tarde desta terça-feira, 26 de fevereiro. Acompanhado de assessores, ele vistoriou, por exemplo, os trabalhos de limpeza na rotatória da Avenida Rachid Neder. No local, houve danos ao asfalto e às margens do córrego.
Houve danos também na Via Park, Tamandaré e na Dolor Ferreira de Andrade, ente a Rua Brasil e a 25 de dezembro, segundo o secretário de Obras Rudi Fiorese que acompanhou o prefeito nas vistorias. A equipe da secretaria ainda não calculou o valor dos prejuízos, mas, na Rachid Neder, por exemplo, estima-se que serão necessários R$ 30 mil para recuperar o trecho atingido.
Durante a vistoria na Rachid Neder, o prefeito fez uma avaliação realista sobre a drenagem em Campo Grande. Disse que “limpar bueiros e retirar galhos, por si só, não resolve mais o problema”, sendo necessário um grande investimento para refazer a drenagem da Capital. Do contrário, os alagamentos continuarão. Nesta terça-feira, os problemas se repetiram e muitas ruas ficaram alagadas. Pessoas precisaram ser resgatadas de veículos quase encobertos pelas águas.
Segundo Marquinhos, a prefeitura já tem um projeto pronto que aponta para o valor de 80 milhões de dólares. Dinheiro que a Capital não tem e precisa emprestar. O pedido de empréstimo, contudo, já foi negado por várias instituições financeiras, a última foi a Comissão Andina de Fomento (CAF). “A resposta que recebemos é que Campo Grande não tem capacidade de endividamento o suficiente”, lamentou o prefeito.
Para Marquinhos, a Capital vive atualmente as consequências de anos agressões à natureza. “Muitas construções ofenderam as nascentes de córregos. A cidade cresceu com muita pavimentação”, mencionou.
O prefeito revelou ainda que na próxima quinta-feira, 28 de fevereiro, tem agenda marcada com o ministro das Cidades Alexandre Baldy na qual vai relatar a situação da Capital e pedir ajuda do governo federal.
Além da Rachid Neder, outras vias também foram impactadas pela chuva desta terça-feira tais como Via Park, Ricardo Brandão, Joaquim Murtinho, Ernesto Geisel e outras. Nestas localidades, ocorreram alagamentos e, em alguns pontos, veículos ficaram encobertos pelas águas. Veja nas notícias relacionadas abaixo.
Últimas Notícias
- Violência contra a mulher - 19:00 Inspetor Cabral no enfrentamento à violência contra mulheres
- Amplavisão - 18:30 Candidato perfeito? Nem no ‘Mercado Livre’, por Manoel Afonso
- Cadê o tutor? - 18:02 Idoso tem rosto desfigurado após ataque de pitbull em Corumbá
- Contrabando - 17:48 Carreta com 550 mil maços de cigarro são apreendidos em Sidrolândia
- Empreendedorismo feminino - 17:44 Pesquisadoras apoiadas pela Fundect vencem etapa estadual do Sebrae Mulher
- Taquarussu - 17:30 Morto por sobrinhos após discussão por saco de lixo
- Campo Grande - 17:00 Atropelada ao atravessar fora da faixa
- Campo Grande - 16:50 Prefeitura abre cadastro para instrutores da Escola de Governo
- Campo Grande - 16:49 Vítima registra roubo para não pagar por financiamento de moto
- Justiça - 16:10 INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo a incapaz