Geral
Sicredi no MS isenta associados de taxa do cheque especial
Quarta-feira, 08 Janeiro de 2020 - 17:52 | Redação
O Banco Central (BC) limitou a partir desta semana, os juros do cheque especial para todos os clientes. Os bancos não poderão cobrar taxas superiores a 8% ao mês, o equivalente a 151,8% ao ano. Além de limitar a taxa, o BC também permitirá que os bancos cobrem tarifas pelo saldo não utilizado do cheque de 0,25% ao mês no que exceder R$ 500. As pessoas que já tem conta bancária, só entram na cobrança a partir de 1º de junho deste ano.
Contudo, o Sicredi no MS isentará seus associados desta taxa. “O objetivo do Sicredi é sempre beneficiar seus associados e por isso, não vê razão na cobrança, já que o associado é dono do negócio e participa dos resultados”, salienta Celso Figueira, presidente da Central Sicredi Brasil Central.
O cheque especial é uma modalidade de crédito com taxas que podem até quadruplicar uma dívida em 12 meses, dependendo da instituição financeira. A limitação foi concedida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no fim de novembro do ano passado. No mês em que a decisão foi tomada, os juros do cheque especial encerraram em 12,4% ao mês, o que equivale a 306,6% ao ano.
De acordo com o Banco Central, a medida foi tomada porque o teto de juros pretende tornar o cheque especial mais eficiente e menos regressivo, prejudicando menos a população de baixa renda.
Ainda segundo o a autoridade monetária, as mudanças no cheque especial corrigirão falhas de mercado nessa modalidade de crédito e que o sistema antigo do cheque especial, com taxas livres, não favorecia a competição entre os bancos, porque a modalidade é pouco sensível aos juros, sem mudar o comportamento dos clientes mesmo quando as taxas cobradas sobem.
Últimas Notícias
- Política - 18:08 Lula alerta sobre risco de bets e big techs para famílias e democracia
- Meio ambiente - 17:58 Proposta visa cooperação do Brasil e Bolívia no combate à incêndios
- Eleições - 17:31 Número de eleitores com mais de 60 anos cresceu 74%, aponta pesquisa
- Doações - 17:17 Mais de 90% do IR em MS não é destinado a projetos sociais
- Programação - 16:50 Mostra apresenta por meio diversas atividades diálogos de artistas negros
- Segurança - 16:32 Corumbá incinera armas antigas usadas pela Guarda Civil Municipal
- TJMS - 16:03 Empresa de ônibus deve indenizar passageira que perdeu velório da mãe
- Amplavisão - 15:52 Beleza! Aberta temporada de bondades eleitorais, por Manoel Afonso
- Rede MS - 15:32 TVMS anuncia Sabor à Prova Jovem
- Congresso - 15:15 Comissão aprova penas mais rígidas para exploração em terras indígenas

