Geral
Shopping e lojas podem ser obrigados a disponibilizar tradutor de Libras
Quarta-feira, 13 Março de 2019 - 20:07 | Redação
O deputado Evander Vendramini (PP) apresentou hoje (13), durante sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, projeto de lei que obriga agências bancárias e shopping centers a disponibilizarem um profissional tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atendimento às pessoas surdas, surdocegas e deficientes auditivas.
Visando a inclusão e acessibilidade, o Projeto de Lei prevê também que, quando se tratar de pessoas com deficiência auditiva ou surdocegas que não se comunicam por Libras, o serviço de atendimento será prestado por guias intérpretes ou pessoas capacitadas para atender essas pessoas com deficiência.
Ao encontro das normas internacionais, o Projeto de Lei visa atender às recomendações da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a qual possui força normativa constitucional no Brasil, devido à aprovação em dois turnos, em cada casa do Congresso Nacional, com quórum especial (Artigo 5º, §3º da Constituição Federal).
Evander Vendramini acredita que a aprovação do projeto favorecerá a todos: “As instituições privadas citadas neste Projeto de Lei, além de ajudarem a inserir uma parte da sociedade, que às vezes é esquecida pelo poder público, serão beneficiadas, pois haverá um aumento de aberturas de contas correntes, no caso das instituições bancárias e, um impacto positivo financeiro e econômico na comercialização de produtos de lojas instaladas nos shopping centers do Estado, e, consequentemente um aumento de arrecadação tributária pelo Estado”.
Se a proposta receber parecer favorável à sua tramitação na Casa de Leis pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e pelas comissões de mérito, sendo aprovada também nas votações em plenário, torna-se lei e entra em vigor na data de sua publicação.
Últimas Notícias
- Procura-se - 19:00 Polícia de Bela Vista divulga cartaz de procurado
- Ação Conjunta - 18:35 Casal é preso ao receber maconha escondida em encomenda em Eldorado
- Ação Conjunta - 18:10 Filho é preso em Coxim pelo homicídio do pai ocorrido em Goiás
- Cuidado! - 17:59 Aparição de escorpiões alerta para prevenção
- INSS - 17:35 Governo ressarciu R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas
- Oportunidade - 17:17 Feirão de Entrevistas tem 30 vagas exclusivas para pessoas com deficiência
- Saúde - 16:50 MS é líder nacional em imunização e mobiliza escolas
- Delegacia de Atendimento à Mulher - 16:32 Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro em Nova Andradina
- Campo Grande - 16:07 Autor de feminicídios segue preso
- Meio Ambiente - 15:50 Av. Ernesto Geisel será interditada para remoção de árvores do Horto


 
         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                 
                                