Geral
Serviços digitais para trabalhadores são os mais acessados no Gov.Br
Portal único do Governo Federal atingiu a marca de mil serviços digitalizados
Domingo, 18 Outubro de 2020 - 13:03 | Thiago Brites

O portal único Gov.Br atingiu a marca de mil serviços digitalizados nesta semana. Cerca de 400 foram migrados no início da crise da Covid-19 até agora. Os serviços mais procurados, nos últimos 30 dias, são o saque do Abono Salarial, a obtenção da Carteira de Trabalho e a solicitação do Seguro-Desemprego.
Também estão na lista a inscrição no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, a emissão de certidão de antecedentes criminais e o Meu INSS. “São serviços que atendem a toda a população brasileira. Ao trabalhador, por exemplo, o seguro-desemprego e a carteira de trabalho digital. Ao motorista, a carteira digital de trânsito, e aos beneficiários do INSS todos os serviços estão disponíveis na palma da mão, 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse o secretário de gestão digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.
A meta do Ministério da Economia é digitalizar cem por cento dos 3,8 mil serviços do Governo Federal até 2022. Hoje, 81,2 milhões de pessoas são usuárias do gov.br para acessar os serviços públicos de forma digital. O número de acessos ao portal passou de 4 milhões em janeiro deste ano para os atuais 15 milhões mensais, em setembro.
O analista de sistemas Diogo Pessoa, morador de Brasília (DF), se interessou na carteira digital de trânsito ao saber do lançamento do serviço. Desde novembro do ano passado, ele utiliza o documento no celular. “Trouxe muitas facilidades. Já tem uma autenticação digital, ou seja, quem quiser verificar a autenticidade do documento, é bem prático. Outra facilidade é não precisar andar com o documento físico já que a CNH digital substitui o documento físico”, avaliou o analista.
Economia para os cofres públicos
Tanto o cidadão quanto o governo ganham com a digitalização dos serviços públicos. Os usuários poupam tempo ao não precisarem se deslocar a um ponto de atendimento e isso significa também menos gastos. O Governo economiza ao eliminar burocracia, reduzir o uso de papel e de pessoal para o atendimento, por exemplo.
De acordo com o Governo Federal, dos cerca de R$ 2 bilhões poupados anualmente com a estratégia de transformação digital, R$ 1,5 bilhão é economia para sociedade e outros R$ 500 milhões, para o governo.
(Com informações do portal Governo do Brasil)
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