Geral
Serviço de IST realiza ação de testagens em praça da Capital
São ofertados testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C
Sábado, 15 Julho de 2023 - 08:32 | Redação

Em apenas um final de semana realizando testagem na praça Ary Coelho durante a campanha julho amarelo, que tem como objetivo o diagnóstico de Hepatites, e mais de 800 exames realizados, neste sábado (15) e domingo (16) a equipe do serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) estará novamente no local oferecendo os testes rápidos para a população.
No último final de semana foram examinadas 212 pessoas, realizando, em cada uma, quatro testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Do total de testes realizados, 11 pessoas tiveram o diagnóstico positivo para Sífilis e 3 para Hepatite C, todas foram orientadas e encaminhadas para tratamento.
“Realizamos ações itinerantes todos os finais de semana, e neste mês elas estarão concentradas na praça Ary Coelho, levando em consideração o fluxo de pessoas circulando pelo local”, explica a gerente técnica de Hepatites do IST, Eliane Maria da Silva.
Ela ainda lembra que o teste está disponível em todas as unidades de saúde durante a semana, e, assim, aquelas pessoas que não puderem ir até a praça no sábado ou domingo, mas quiserem se testar, podem procurar a unidade mais perto de sua casa.
A equipe inicia a testagem às 8h e disponibiliza por dia, testes suficientes para 150 pessoas.
Hepatites - Há em circulação no país cinco tipos de hepatites virais, contudo, em Campo Grande, os registros mais comuns são os vírus B e C, que podem ser transmitidos por vias sexuais, ou, no caso da hepatite B, através de lesões provocadas por materiais perfurocortantes que estão infectados.
Porta de entrada também para o tipo E, a hepatite B pode ser prevenível através da vacina, que é disponibilizada pela rede pública de saúde. Outra ferramenta eficaz para evitar a doença, que só apresenta sintomas na fase avançada, é a esterilização de materiais e uso de preservativos.
Em geral, para realizar a testagem para Hepatite C, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter 40 anos ou mais, porém, durante o mês de julho, o exame será disponibilizado para toda a população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a meta até o ano de 2037 é reduzir em 90% os novos casos de hepatites virais no mundo.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060