Geral
Senai abre matrículas para curso de instalação de sistema de energia fotovoltaica
Quinta-feira, 02 Maio de 2019 - 10:05 | Redação
No momento em que o grupo sul-coreano Korea System Business (KSB) anuncia investimento de US$ 1,5 bilhão para a construção da primeira usina de energia fotovoltaica de Mato Grosso do Sul e de uma fábrica de painéis solares no município de Anaurilândia (MS), o Senai reforça a sua política de oferecimento de cursos voltados para essa nova área de atuação no Estado.
O objetivo é atender essa crescente demanda pela instalação de painéis solares fotovoltaicos em residências, indústrias e estabelecimentos comerciais em Mato Grosso do Sul e, nesse sentido, o Senai de Corumbá está com inscrições abertas para o curso de instalação de sistema de energia fotovoltaica, que terá início no próximo dia 14 de maio.
As matrículas podem ser realizadas na secretaria da unidade, localizada na Alameda São José, 10, Bairro Maria Leite, em Corumbá (MS), e os interessados devem ter mais de 18 anos de idade, ter pelo menos o Ensino Fundamental completo e alguma experiência comprovada na área de eletricidade.
Com uma carga-horária de 60 horas-aulas, o curso habilitará o aluno a instalar kits de sistemas fotovoltaicos para geração de energia solar, possibilitando uma nova atividade econômica para o profissional. A capacitação irá preparar profissionais para o desenvolvimento de competências para orientar sobre os sistemas de energia solar fotovoltaica, diagnosticando fatores de consumo de energia e propondo soluções de acordo com normas e determinações dos órgãos regulamentadores.
Segundo a gerente de gestão e negócios do CISS (Centro Integrado Sesi e Senai) de Corumbá, Silvana Barros, existe uma demanda muito grande na região por profissionais qualificados nessa área. “Tivemos um encontro com representantes da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Corumbá, que também apresentou essa demanda por parte das empresas do município. Corumbá tem uma localização privilegia com relação à incidência solar e devemos aproveitar essa oportunidade”, afirmou.
Ela ainda reforçou que o Senai tem buscado difundir cada vez mais as vantagens da energia solar e curso de instalação de sistema de energia fotovoltaica vem para reforçar esse posicionamento. “Existe um novo movimento em busca de produção de energia mais limpa e eficiente. No mercado nacional e mundial vem crescendo de forma exponencial a demanda pela energia fotovoltaica e faltam profissionais qualificados, além de ser um assunto que envolve indústria 4.0”, concluiu.
Veja Também
O Projeto de Lei 2366/2024 prevê pena de até R$ 2 mil para tutor ou responsável por animal de estimação que o deixar sozinho dentro de veículos estacionados....
Últimas Notícias
- Eleições 2024 - 19:00 'Tenho certeza que eu vou ser a zebra do momento', diz candidato à prefeitura, bem confiante
- Justiça - 18:15 STJ nega novo pedido para soltar a influenciadora Deolane Bezerra
- Bandeirantes - 17:50 Polícia prende homem por descumprimento de medida protetiva em MS
- Brasil - 17:34 Projeto estabelece multa a quem deixa animal sozinho dentro de veículo
- Eleições 2024 - 17:12 Quaest: Beto Pereira sobe e empata com Rose Modesto na Capital
- Meio Ambiente - 16:50 Campo Grande distribui 15 mil mudas frutíferas
- Operação Clean Suffragium - 16:33 PF deflagra operação contra à coação eleitoral
- Levantamento - 16:13 Incêndios podem ter afetado mais de 11 milhões de pessoas no Brasil
- Campo Grande - 15:31 Vídeo: Motorista é flagrado se masturbando
- Antônio João - 15:12 Secretário diz que facções criminosas atuam na região onde indígena foi morto