• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Saúde indígena recebe novas ambulâncias para atendimento em MS

Aproximadamente 90% da população indígena do estado será beneficiada

Sábado, 06 Setembro de 2025 - 10:30 | Redação


Saúde indígena recebe novas ambulâncias para atendimento em MS
Mato Grosso do Sul possui 96.029 habitantes indígenas. (Foto: Álvaro Rezende)

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou na tarde de ontem (5), a entrega de 28 veículos que reforçarão a estrutura das ações de saúde nos municípios e nas comunidades indígenas, com investimento estadual de R$ 7,5 milhões. 

A iniciativa fortalece a rede de urgência e emergência nos territórios indígenas e, simultaneamente, contribui para a execução de ações estratégicas nos municípios, como o controle de vetores para conter arboviroses, alinhando esforços para a redução da mortalidade infantil no Estado.

O governador Eduardo Riedel destacou a importância da entrega como instrumento de inclusão e desenvolvimento social. “Estamos entregando 21 ambulâncias e 7 caminhonetes, mas esses veículos fazem parte de um contexto maior de estratégia para avançar em todo o estado. Hoje também publicamos diretrizes da política de saúde de Mato Grosso do Sul, fortalecendo a regionalização e garantindo mais justiça e resultados práticos no atendimento à população. Independentemente da origem dos recursos, Estado, União ou emendas, precisamos somar esforços. O cidadão não quer saber de quem é a ambulância; quer saber que o serviço chega até ele. Essa é a nossa prioridade. ”

Saúde indígena recebe novas ambulâncias
As ambulâncias vão estruturar a linha de cuidado materno-infantil e contribuir para a redução da mortalidade infantil. (Foto: Álvaro Rezende)

Dos 28 veículos, 21 são do tipo furgão, zero km, adaptados para Ambulância Suporte Básico – Tipo B, com recursos do Fundo Estadual de Saúde.  Eles serão destinados ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS), beneficiando os polos-base de Amambai (2), Antônio João (1), Aquidauana (2), Bodoquena (2), Bonito (2), Brasilândia (1), Caarapó (1), Corumbá (1), Dourados (3), Japorã (1), Miranda (2), Paranhos (1), Sidrolândia (1) e Tacuru (1).

A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone Gonçalves, reforçou o impacto da ação. "Setembro tem sido um mês muito importante para a saúde pública em Mato Grosso do Sul. As ambulâncias vão estruturar a linha de cuidado materno-infantil e contribuir para a redução da mortalidade infantil. Desde o início do governo, investimos em equipamentos para todas as Unidades Básicas de Saúde e fortalecemos a atuação dos agentes comunitários com tablets, celulares e caminhonetes. Essas ações permitem uma política pública baseada em dados, que direciona recursos de forma eficiente e impacta positivamente educação, assistência social e saúde. ”

Segundo o Observatório da Cidadania, Mato Grosso do Sul possui 96.029 habitantes indígenas, dos quais 86.001 serão diretamente beneficiados pela entrega dos novos veículos.

SIGA-NOS NO Google News