• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Santa Casa transmite ao vivo cirurgia vascular para maior congresso da América Latina

Santa Casa faz história com primeira cirurgia de arco aórtico via SUS transmitida ao vivo no maior congresso da América Latina

Quinta-feira, 01 Maio de 2025 - 08:40 | Da redação


Santa Casa transmite ao vivo cirurgia vascular para maior congresso da América Latina
(Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Campo Grande irá transmitir ao vivo na quinta-feira (1°) a primeira cirurgia para tratamento de doença no arco aórtico realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento será exibido durante o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE), que acontece entre os dias 1º e 3 de maio em São Paulo.

De alta complexidade e minimamente invasivo, o procedimento marca um pioneirismo na região Centro-Oeste e será conduzido pelos médicos vasculares, Dr. Mauri Comparin e Dr. Marcos Rogério, responsável pelo serviço de cirurgia vascular do hospital.

Segundo o especialista, a cirurgia será realizada pelo grupo Angiocentro, que reúne médicos vasculares responsáveis pelo serviço de cirurgia vascular da Santa Casa.

“O diferencial desse tipo de procedimento é o acesso pela virilha, sem a necessidade de abrir o peito do paciente. Tudo é feito de forma minimamente invasiva”, explica Dr. Marcos Rogério.

O médico também destaca que, enquanto em outras instituições esse tipo de cirurgia é frequentemente judicializado, na Santa Casa o procedimento é realizado normalmente pelo SUS, graças a um sistema eficiente de codificação e adequação dos pacientes aos protocolos existentes.

Em abril, o grupo Angiocentro já havia realizado um feito histórico ao executar, na Santa Casa, a primeira cirurgia de correção de arco aórtico no mundo com o implante de uma endoprótese com quatro ramos.

O Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE) é considerado o maior evento da América Latina no setor e reúne médicos renomados de diversas partes do mundo. As transmissões ao vivo de procedimentos inovadores acontecem em diferentes países, consolidando o congresso como um polo de referência para avanços na cirurgia vascular e endovascular.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  campo-grande  hospital  cirurgias