Geral
Santa Casa afirma que garotinha de 5 anos passou por exames rigorosos antes de receber alta médica
Cerca de 10 horas depois de ser liberada pelos médicos, Sophia retornou ao hospital já em estado grave
Segunda-feira, 02 Junho de 2025 - 08:10 | Emanuely Lobo

A Santa Casa de Campo Grande informou por meio de nota que irá instaurar uma investigação interna para apurar as circunstâncias da morte de Sophie Emanuelle Viana, de 5 anos, ocorrida na última quinta-feira (30).
Segundo relatos de familiares publicados nas redes sociais, a criança sofreu um acidente no domingo (25), por volta das 19h30, quando um portão caiu sobre ela. A menina foi levada imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Vila Almeida, onde recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhada à Santa Casa já que a paciente era cardiopata.
A família alega que, ao chegar ao hospital, não foram realizados exames detalhados para avaliar possíveis traumas causados pelo acidente, apenas um raio-x solicitado ainda na UPA. Sophie recebeu alta por volta da meia-noite.
Na segunda-feira (26), a menina apresentou febre e episódios de vômito, o que levou os pais a retornarem com ela à Santa Casa. Após uma tomografia, foi identificado acúmulo de sangue na cabeça, e ela ficou sob observação. Ainda de acordo com os familiares, mesmo sem apresentar melhora, nenhum novo exame teria sido solicitado.
Na quinta-feira (30), já entubada, Sophie foi avaliada por um neurologista, que informou à família sobre a gravidade do quadro e a necessidade de uma cirurgia. Antes de ser levada ao centro cirúrgico, a criança sofreu uma parada cardíaca, foi reanimada, mas teve uma nova parada durante o procedimento e não resistiu.
Em nota, a Santa Casa lamentou a morte da paciente e afirmou que irá apurar os detalhes do caso. O hospital também declarou que a criança passou por diversos exames e foi atendida por diferentes profissionais e especialistas nas duas ocasiões em que esteve na unidade.
A Santa Casa de Campo Grande informa que está acompanhando o caso desde o momento do óbito, prestando solidariedade à família pela imensa perda. Todas as condutas e decisões adotadas estão sendo avaliadas e reavaliadas internamente.
O paciente passou por diversos exames e foi submetido a avaliações realizadas por diferentes profissionais e especialistas, tanto na primeira quanto na segunda passagem pelo hospital. No primeiro atendimento, após um período de observação rigorosa e sem sinais preocupantes, a paciente recebeu alta.
Cerca de 10 horas depois, houve um retorno ao hospital, já com um quadro de piora, sendo prontamente atendida novamente.
O corpo foi encaminhado para necropsia, e seguimos acompanhando de perto o desenrolar da situação. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre os fatos.
Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e com a prestação de um atendimento de qualidade à população. Mais uma vez, lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e amigos.
Últimas Notícias
- Polícia - 18:30 Homem preso preventivamente por roubo com violência em Corumbá
- Polícia - 18:18 Quatro são presos com veículo furtado do Mato Grosso em Amambai
- Titan - 17:50 Operação nacional prende integrante de facção por ameaça a agentes
- Busca Ativa - 17:36 MPMS, SED e Bombeiros debatem aperfeiçoamento do Sistema de Busca Ativa Escolar de MS
- Polícia - 17:09 Teclado furtado é recuperado e receptador preso em Coxim
- Arte do MS - 16:50 Turismo comemora seleção de artistas que retratam as belezas de MS na Bienal das Amazônias
- Saúde infatil - 16:33 MS amplia teste do pezinho gratuito pelo SUS
- Saúde - 16:03 Ouvidoria-Geral do SUS visita 74 Unidades de Saúde da capital
- Audiências públicas - 15:51 Prefeitura realiza quatro audiências públicas para discutir impactos de vizinhança
- Alerta - 15:31 Em um ano, mais de 6 mil pessoas foram picadas por escorpiões em MS