Geral
Reme oferece 3,7 milhões de refeições por mês nas escolas
Prefeitura elabora 273 cardápios diferentes para atender os alunos
Quinta-feira, 29 Setembro de 2022 - 19:13 | Isabela Duarte

A Prefeitura de Campo Grande divulgou informações sobre a merenda escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). São mais de 3,7 milhões de refeições para 109 mil estudantes do ensino fundamental e educação infantil.
Nutricionista da Superintendência de Alimentação Escolar (Suale), Michelli Ignácio, afirmou que os produtos usados pela Reme são de qualidade, tanto os industrializados, quanto proteínas e de origem de agricultura familiar. Os perecíveis, como frutas, legumes, verduras, têm cronograma de entrega semanal nas escolas.
Por mês, as 205 unidades escolares recebem 150 toneladas de itens secos e congelados, além de hortifrúti, para a produção das refeições. A cada mês a equipe técnica de nutricionistas da Suale elabora sete cardápios diferenciados para unidades urbanas e rurais, de acordo com o público e o período de funcionamento (integral ou não), para respeitar as referências nutricionais, os hábitos alimentares, além da sazonalidade e diversificação agrícola da região na alimentação saudável adequada.
A carne de origem bovina (músculo moído e congelado) adquirida e destinada para a merenda dos alunos da Reme é congelada pelo método IQF, com máximo 10% de gordura ou sebo, 3% de água limpa, sem aponeurose (membrana fibrosa) e excesso de gorduras, e com carimbo de inspeção do órgão regulador (SIF, SIE, ou SIM).
O congelamento individual de 2 kg de carne facilita o porcionamento, diminuindo a manipulação e o tempo de preparo, com menor risco de contaminação. O produto é 100% aproveitado, não havendo desperdício.
Os produtos comercializados através do método IQF (congelamento rápido individual – sendo o melhor método de conservação de alimentos perecíveis) mantêm a qualidade nutricional e sensorial igual ao produto fresco, porém com todas as vantagens já descritas.
Restrições alimentares - A Reme possui cerca de 450 alunos com restrição alimentar, como intolerância à lactose, ao glúten, doença celíaca, diabetes mellitus e alergia à proteína do leite de vaca, soja, ovo e corante.
Desta forma, a Prefeitura elabora 273 cardápios diferentes para os alunos, garantindo a segurança alimentar. Os pratos são pensados por nutricionistas, com visitas técnicas às escolas, passando as informações e orientação para os preparos.
(Com informações de Agência Brasil)
Últimas Notícias
- Débitos indevidos - 16:37 STF homologa plano do INSS para devolução de descontos ilegais
- Novas medidas - 16:10 TJMS aprova diretrizes para o Juiz das Garantias e audiências de custódia
- Corumbá - 15:55 Prefeito autoriza doação de área para Estado construir Hospital Regional
- Ação conjunta - 15:30 MPF se reúne com MPMS para apresentar Projeto Acolhida em Dourados
- Ataque a democracia - 15:10 STF condenou 643 denunciados por participação no 8 de janeiro
- Hospital Regional - 14:50 MPMS irá investiga funcionamento de aparelhos de raio-X no HRMS
- Com ameaça de extinção - 14:45 Aves silvestres mantidas ilegais são resgatadas
- Ataque ao Banco Central - 14:30 Funcionário que deu acesso a hackers executarem fraude é preso
- Novas medidas - 13:58 Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado
- Apropriação Indébita - 13:30 Preso condutor com carro com registro de crime no PR