Geral
Reajuste da tarifa de ônibus seguiu critério técnico, diz prefeitura
Sábado, 28 Dezembro de 2019 - 09:33 | Redação
Entrou em vigor neste sábado, 28 de Dezembro, o reajuste da tarifa de transporte coletivo em Campo Grande. A passagem comum passou de R$ 3,95 para R$ 4,10.
Em nota, a prefeitura informou que o reajuste seguiu rigorosamente os termos contratuais pactuados com a concessionária. "Não fazê-lo, implicaria em sujeitar o Município à responsabilização civil por violação às regras ajustadas", diz o município.
Ainda de acordo com a prefeitura, os reajustes dos últimos três anos seguiram critérios técnicos, ficando abaixo de anos anteriores. Apenas como dado comparativo, na gestão passada, nos anos de 2014, 2015 e 2016, a passagem de ônibus subiu um total de 28,67%. Na gestão atual, contando 2017, 2018 e 2019, o reajuste foi de 14.69%.
Na sexta-feira, 27, o Diário Digital esteve nas ruas ouvindo a população sobre o aumento. Muitos passageiros não sabiam da alteração. Também ontem, o prefeito Maquinhos Trad (PSD) foi ouvido sobre o assunto. "O reajuste foi realizado no patamar mínimo possível", justificou durante entrevista na prefeitura.
Confira abaixo a nota divulgada pela prefeitura:
A Prefeitura de Campo Grande informa que o reajuste da tarifa do transporte coletivo de Campo Grande seguiu rigorosamente os termos contratuais pactuados com a concessionária. Não fazê-lo, implicaria em sujeitar o Município à responsabilização civil por violação às regras ajustadas.
A readequação tarifária obedeceu a rigorosos critérios técnicos, resultando em reajuste mínimo. O Município de Campo Grande, enquanto pessoa jurídica, tem o dever indeclinável de proporcionar ambiente de segurança jurídica e respeito ao cumprimento dos contratos, sob pena de ser responsabilizado a arcar com despesas elevadas, que recairão sobre toda a população.
Deste modo, a responsabilidade do gestor orienta a ação da municipalidade dentro da legalidade como expressão maior de uma governança técnica e transparente.
É importante ressaltar que os reajustes dos últimos três anos seguiram critérios técnicos, ficando abaixo de anos anteriores. Apenas como dado comparativo, na gestão passada, nos anos de 2014, 2015 e 2016, a passagem de ônibus subiu um total de 28,67%. Na gestão atual, contando 2017, 2018 e 2019, o reajuste foi de 14.69%.
Outro dado significativo: nossos funcionários públicos tiveram um aumento maior que o reajuste técnico tarifário da passagem de ônibus.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 11:50 Referência no empreendedorismo, Nelinha do Babaçu encerra Julho das Pretas
- Meio Ambiente - 11:38 Projeto abate no IR iniciativas que reduzam gases do efeito estufa
- Amizade abalada - 11:17 Amizade abalada: 61% dos sul-mato-grossenses se arrependem de ter emprestado dinheiro a um amigo
- Assistência social - 10:55 Busca ativa inclui mais de 4 mil pessoas no programa Mais Social em Mato Grosso do Sul
- Parque do Lageado - 10:35 Moradores trocam "pinguela" por ponte e vivem nova fase no Parque do Lageado
- Licenciamento - 10:18 Licenciamento será digital em MS
- Trecho interditado - 10:01 Fogo em galeria interdita BR-163
- Combate a dengue - 09:50 Cabreúva, Tarumã e Coophavilla lideram casos de dengue na Capital
- Educação - 09:32 Encceja: consulta a cartão de confirmação de inscrição está disponível
- Vila Carvalho - 09:07 Circuito de segurança flagra homicídio