Geral
Projeto quer tornar público áudios e vídeos de todos que utilizam VAR nos jogos de futebol
Sábado, 09 Novembro de 2019 - 09:20 | Redação
O Projeto de Lei que institui o Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e dos Áudios no futebol brasileiro foi protocolado nesta semana pelo seenador Nelsinho Trad (PSD). O árbitro assistente de vídeo, VAR na sigla em inglês, serve para auxiliar o árbitro de campo, com o objetivo de detectar erros em situações que possam modificar o resultado de um jogo.
O PL torna obrigatório, em todos os jogos nos quais o VAR é utilizado, a divulgação para todos os veículos de comunicação, que estiverem transmitindo os jogos ao vivo, a conversa entre o árbitro central e o de vídeo, assim como o vídeo gerador da imagem em que o árbitro de campo e os árbitros assistentes de vídeo estiverem em discussão. A Federação Internacional de Futebol proibiu que essas conversas sejam disponibilizadas e por isso o senador Nelsinho Trad resolveu criar o projeto.
“Vivemos no momento da informação acessível, imediata, e portanto é imprescindível garantir cada vez mais transparência, na política, nas organizações, e no futebol não poderia ser diferente. Acredito que o acesso a comunicação utilizada pelos árbitros, bandeirinhas e assistentes de uma forma geral durante os jogos vai garantir a todos um melhor entendimento das regras do jogo”, destacou o senador Nelsinho.
A lei estabelece ainda um prazo de até 30 dias após aprovação do texto para que a Confederação Brasileira de Futebol regulamente o Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e dos Áudios.
Sobre o VAR - O árbitro assistente de vídeo (VAR, do inglês Video Assistant Referee) ou Árbitro de Vídeo é um árbitro assistente de futebol, que analisa as decisões tomadas pelo árbitro principal com a utilização de imagens de vídeo e áudio.
Existem 15 tipos de decisões que podem ser revistas, entre elas gol, pênalti, cartão vermelho direto, confusão de identidade, posição de impedimento na jogada de criação do gol, faltas não marcadas na jogada de criação do gol, verificar se a bola entrou inteira no gol ou não, entre outros.
A International Football Association Board (IFAB), órgão que determina as regras do jogo, aprovou a utilização do vídeo árbitro em junho de 2016. A utilização ao vivo do sistema VAR começou em agosto de 2016 na United Soccer League. No Brasil, a tecnologia foi usada pela primeira vez no Campeonato Pernambucano de Futebol de 2017.
O Campeonato Brasileiro deste ano foi o primeiro com a utilização do VAR em todos os jogos, e quando terminar, será a competição que mais vezes utilizou o árbitro de vídeo no mundo, segundo números da própria Confederação Brasileira de Futebol.
Últimas Notícias
- Superprodução - 07:00 Paulo, O Apóstolo estreia no próximo dia 7 de Julho na Record TV
- Identificado pelas digitais - 18:40 Suspeito de assalto à casa de idoso é preso
- Maracaju - 18:30 Trio é preso com mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão baú
- Mês do Orgulho - 18:09 MPMS integra Comitiva de Cidadania LGBTQIAPN+ em ação na 14 de Julho
- Capacitação - 17:50 ESMP-MS realiza curso sobre falhas na cadeia de custódia e investigações
- Nacional - 17:32 Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 52 milhões nesta terça-feira
- Pantanal Sustentável - 17:17 ABPO defende protagonismo dos produtores no Pacto do Pantanal
- Ribas do Rio Pardo - 16:50 Segurança é morto com cinco tiros
- Prejuízo de R$ 3,3 milhões - 16:24 Veículo com mais de 1,5 tonelada de maconha é recuperado
- Meio Ambiente - 16:03 Pesquisadores capturam mais um tatu-canastra em parque de Três Lagoas