• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Senado

Projeto que prevê ginástica laboral em órgãos públicos é aprovado em comissão

O senador Nelsinho Trad (PSD) conseguiu aprovação do seu Projeto de Lei (PL) 3.273/2019, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que determina aos órgãos públicos federais, estaduais e municipais a oferta de atividades de ginástica laboral diária para servidores efetivos ou comissionados, empregados terceirizados e estagiários. O texto segue para decisão final, a menos que haja recurso para votação em Plenário, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

De acordo com o projeto, o funcionalismo deverá ter 15 minutos, no mínimo, de ginástica laboral sob a orientação de profissionais de educação física. A adesão dos trabalhadores aos programas de exercício será facultativa, proibindo-se a aplicação de qualquer espécie de punição àqueles que não quiserem se engajar na atividade.

Para o senador Nelsinho Trad, médico especialista em medicina do trabalho, é necessário programas preventivos para redução de doenças provocadas pelo esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) e, também, para prevenir contra outras doenças e manter o equilibro físico e mental.

“Com o sistema osteomuscular fortalecido, o colaborador tende a manter uma postura adequada, evita as lesões por esforços repetitivos e ainda adquire mais equilíbrio e preparo físico. Além disso, a ginástica laboral previne o sedentarismo e aumenta a consciência corporal, pois melhora a flexibilidade, a coordenação e a resistência física nos seus praticantes, o trabalhador terá mais disposição”, ressaltou o senador Nelsinho.

Veja Também