Geral
Projeto de lei dobra pena restante de preso que fugir da cadeia
Câmara dos Deputados está analisando a proposta
Sexta-feira, 11 Outubro de 2024 - 16:39 | Agência Câmara

O Projeto de Lei 2503/24 altera os códigos Penal e de Processo Penal para prever que o preso que fugir de estabelecimento prisional terá a pena remanescente aplicada em dobro após a recaptura. A Câmara dos Deputados analisa a proposta.
Autor do projeto, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) afirma que a fuga de detentos representa uma séria ameaça à ordem pública e compromete a integridade do sistema prisional. “A medida pretende desestimular as fugas, aumentando significativamente as consequências para quem tenta escapar do cumprimento de sua sentença.”
Segundo o deputado, em 2023, foram registradas 9.175 fugas em penitenciárias.
Liberdade provisória - O projeto também proíbe a concessão de liberdade provisória para o preso que descumprir medidas cautelares.
“[A intenção é] garantir que aqueles que demonstram desrespeito às determinações judiciais permaneçam sob custódia, evitando que voltem a reincidir em comportamentos que comprometem a segurança e a ordem pública”, observou o deputado.
Próximos passos - A proposta será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para votação em Plenário.
Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Últimas Notícias
- Trânsito - 19:00 Condutor fura pare e mata piloto de moto em Dourados
- Preso preventivamente - 18:30 Aliciador de menores é preso pelo estupro de adolescente na capital
- Refugiados - 18:09 MP acompanha ações de atendimento a imigrantes e refugiados em Dourados
- Dourados - 17:51 Estuprador é preso por abusar e fornecer bebidas para menores
- Nacional - 17:30 Ministra do STF rebate advogado de Ramagem e defende urnas eletrônicas
- Saúde - 17:00 Hospital terá 223 novos leitos
- Brasilândia - 16:53 Estuprador é preso por abusar de adolescente com deficiência
- Ação inovadora - 16:16 Núcleo de Acolhimento do TJMS será apresentado em evento internacional
- Homicídio - 16:07 Vizinho esfaqueia e mata ex-colega de cela em Dourados
- Corumbá - 15:53 Tutores de pitbull que atacou idoso são acusados de omissão de cautela