Geral
Programa Casal Grávido inicia com aulas em Campo Grande
A iniciativa é gratuita e será na Clínica da Cassems
Quinta-feira, 27 Abril de 2023 - 18:55 | Suzy Jarde Vera

Com objetivo de preparar e dar acolhimento às famílias que estão à espera de um bêbe, o programa Casal Grávido acontece neste sábado, 29 de abril, na Clínica da Família da Cassems, em Campo Grande (MS).
A iniciativa é gratuita, e promovida pela A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems). Segundo a médica e diretora do hospital, Maria Auxiliadora Budib, explicou que o curso tem o objetivo de preparar a gestante e a família, e levar informações sobre o ciclo gestacional, o pós-parto, a amamentação e o cuidado no primeiro ano de vida do bebê.
“Esse preparo se inicia em um pré-natal devidamente monitorado, com consultas regulares, exames de rastreamento de possíveis riscos, acompanhamento nutricional e atividade física. As gestantes que fazem adesão ao cuidado monitorado apresentam menores taxas de trabalho de parto pré-termo, hipertensão arterial, diabete gestacional e consequentemente, menores taxas de uso de UTI neonatal e materna. As boas práticas obstétricas reduzem a mortalidade materna e perinatal. Mães com segurança em sua equipe de saúde também se mostram mais regulares com as consultas em puericultura no primeiro ano de vida de suas crianças e é sobre essa cultura de ‘cuidados’ que o Casal Grávido é genuinamente fundado”, ressalta Budib.
A médica ginecologista e obstetra recomenda a participar do projeto a partir do terceiro mês de gestação. “Indicamos evitar chegar no projeto com oito meses de gestação, porque quanto mais cedo essa mãe entrar no Casal Grávido, melhor! O ideal é quando tiver no terceiro ou quarto mês de gestação, porque o pré-natal vai ficar melhor, você vai ter mais possibilidade de controlar seu peso, de entender a importância da atividade física”, reforça a diretora de assistência à saúde da Cassems.
A anestesia é um dos tópicos abordados durante a iniciativa e segundo o anestesiologista da Cassems, Fábio Feltrim, o procedimento atrai a curiosidade dos participantes já que pode ser adotado independentemente do tipo de parto escolhido. “As pacientes muitas vezes têm mais medo da agulha da anestesia do que do procedimento em si, então a intenção desse encontro é tentar tranquilizar um pouco pais e mães sobre a segurança da anestesia e a importância desse acompanhamento ali na hora, seja da cesariana ou do trabalho de parto natural, para promover um conforto neste que considero ser um momento tão especial na vida de todo mundo, por isso, oferecer esse conforto é fundamental”, explica Feltrim.
Participe - as inscrições podem ser feitas por meio do telefone: 99974-0599. No interior, o agendamento poderá ser realizado por meio dos telefones: (67) 99806-1098 e (67) 99646-1829. O cronograma de atividades do programa de prevenção é divulgado nas mídias sociais da Cassems.
Em Campo Grande, o próximo Casal Grávido será realizado no próximo sábado (29).
Últimas Notícias
- Educação - 19:10 Enem 2025: saiba a documentação aceita para justificar ausência
- empregabilidade de pessoas trans - 18:32 Inclusão e TRANSformação: fomentando a empregabilidade de pessoas trans
- Política - 18:12 Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência
- Acidente de Trabalho - 17:50 Trabalhador morre ao ser prensado por caminhão em Nova Andradina
- Infraestrutura - 17:32 Prefeitura da Capital intensifica manutenção de vias não pavimentadas
- TVMS Record - 17:09 Festa da Linguiça ao vivo na TVMS
- Oportunidades - 16:50 Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU
- Corumbá - 16:35 Homem de 31 anos é baleado no rosto por dupla em moto
- Colisão - 16:13 Carro capota e deixa uma pessoa ferida no interior de MS
- Transporte - 15:53 Três Lagoas: novos ônibus tem wi-fi, ar-condicionado e redutor de poluentes