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Procon registra acréscimo de até 182% em produtos de higiene pessoal e limpeza
Sexta-feira, 16 Agosto de 2019 - 10:35 | Redação
Equipes pesquisadores da Superintendência para Orientação Defesa do Consumidor - Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast realizaram verificação de preços de produtos de higiene pessoal e limpeza no período de 31 de julho a 14 de agosto. Foram visitados 11 estabelecimentos comerciais em Campo Grande e verificados preços de 236 produtos com caraterísticas iguais, dos quais 183 foram liberados para divulgação.
A pesquisa leva em consideração, para divulgação, a existência de produtos iguais em, pelo menos, três dos estabelecimentos onde ocorrem os levantamentos. Foram detectadas diferenças de preços que vão de 10,97 por cento no caso de amaciante de roupas minuano que pode ser encontrado a R$ 6,29 na loja do Fort Atacadista da avenida Guri Marques enquanto é vendido por R$ 6,98 na unidade da rede Legal de Supermercados da avenida José Nogueira Vieira, enquanto a maior diferença chega a 182,96 por cento para aquisição de aparelho de barbear prestobarba que custa R$ 11,29 no Carrefour, enquanto n na avenida Afonso Pena podendo ser adquirido por R$ 3,99 no supermercado São João, na avenida Tancredo Neves.
Para maior abrangência, neste levantamento foram pesquisados estabelecimentos localizados nos mais diversos pontos de Campo Grande como é o caso do Assai Atacadista (avenida Cônsul Assaf Trad), Atacadão (avenida Duque de Caxias), Carrefour (avenida Afonso Pena), Comper Hipermercado (avenida Günter Hans), Extra Supermercados (rua Maracaju), Fort Atacadista (avenida Guri Marques). Rede Econômica Pague Poko ( Taquaral Bosque), Supermercado Pires (avenida Guaicurus), Supermercado Legal (avenida José Nogueira Vieira), Supermercado São João (avenida Presidente Tancredo Neves) e Walmart (avenida Mato Grosso).
O setor de pesquisas do Procon Estadual realizou, também, verificação para estabelecer termos comparativos entre os valores praticados no trimestre anterior, bem como no ano passado e, para isso, teve como parâmetros produtos com características iguais aos que foram vistos na pesquisa atual. Entre os itens verificados alguns sofreram aumento, a exemplo de desodorante roll-on Rexona que, no trimestre passado era vendido a R$ 8,01 e, agora o seu preço chega a R$ 12,77, o que configura 37,27 por cento a mais. No entanto, foi detectado produto com decréscimo de preços. O shampoo tresemé com 400ml era vendido por R$ 14,25 e pode ser encontrado por R$ 8,32, numa defasagem de -71,27 por cento.
Em se tratando de preços praticados no ano passado, também foram estabelecidas as variações. Tanto houve acréscimo como defasagem. Coincidentemente o desodorante roll-on Rexona apresentou o mesmo índice de acréscimo (37,27%) tanto na comparação trimestral como anual, enquanto o shampoo tresemé, também foi o produto com maior decréscimo de preço (-67,79%). Novamente ficou demonstrado que o consumidor que pesquisa preços tem possibilidade de pagar mais barato pelo produto que deseja adquirir.
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