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Procon alerta consumidores para denunciar ligações abusivas de telemarketing

Segundo Salomão, práticas abusivas de empresas aumentaram durante a pandemia

Terça-feira, 27 Julho de 2021 - 10:58 | Yara Borges


Procon alerta consumidores para denunciar ligações abusivas de telemarketing
Procon defende PIX e faz alerta para o consumidor não cair em golpes (Foto: Arquivo/Procon /MS)

Em entrevista concedida ao programa Noticidade Primeira Edição da Rádio FM Cidade 97, o Superintendente do Procon de Mato Grosso do Sul, Marcelo Salomão fez um alerta sobre as práticas abusivas de empresas que utilizam o serviço de telemarketing por meio de ligações indesejadas para cobrar ou oferecer serviços.

Na entrevista, Marcelo Salomão falou sobre ligações de telemarketing que ultrapassam os limites da lei para cobranças até mesmo fora do horário comercial. "Nós temos relatos de 150, 200 ligações em apenas um dia. Um número absurdo, de que algumas empresas estão praticando uma ação comercial muito violenta, deixando seus consumidores em estado de depressão até. Nós temos relatos de consumidores que não conseguem trabalhar, eles vão bloqueando no aparelho e vão deixando os consumidores cada vez mais nervosos. É uma prática extremamente abusiva que tem aumentado com a pandemia. É uma prática que os fornecedores usaram para captar mais clientes, uma prática equivocada, uma pena que os fornecedores não entenderam que não é o caminho", comenta.

Atentou os consumidores à sistema de bloqueio para essas ligações de cobranças, desenvolvido pelo Procon. "Existem dois caminhos, primeiro o Procon possui um sistema chamado 'bloqueio de telemarketing - bloqtel', onde o consumidor pode bloquear o seu número. Existe mais de 700 empresas cadastradas no bloqtel, e o sistema conversa com o sistema da Anatel, que chama 'não me perturbe', que também é uma ferramenta virtual que bloqueia os telefones daquelas ligações indesejadas. Isso não inibe de que o consumidor possa inclusive ingressar com uma ação de danos, tendo em vista a agressividade por parte do fornecedor nesses telemarketing", afirma.

"A própria lei estabelece que o consumidor não pode ser colocado em estado vexatório ou atrapalhar o trabalho dele. As empresas ligam rotineiramente no trabalho do consumidor ou atrapalham o descanso do consumidor, em um sábado após o meio dia, num domingo no período inteiro. Isso é uma prática nefasta que as empresas de cobrança vem agindo e isso tem que acabar, a lei já estabeleceu limites para isso", ressalta.

Marcelo Salomão alerta os consumidores para a importância de denunciar os abusos contra o consumidor "Apenas 2,5% da população economicamente ativa denuncia. É fundamental a denúncia para o Procon, para que a gente organize uma ação contra essas empresas, para que tenhamos dados e insumos para combatermos essas práticas abusivas e assim teremos o equilíbrio da relação comercial", explicou

Escolas - Com a voltas às aulas, o Procon está fiscalizando a biossegurança dos transportes públicos e empresas que comercializam materiais escolares. "Nossa equipe está em pontos de ônibus verificando a biossegurança no transporte público, isso é um prorrogativa do Procon também. Eu acho que o mais importante que até a relação comercial, é nós mantermos nossos cuidados. Nós baixamos nossa média de contaminação e de óbitos do covid-19, e precisamos manter esse cuidado serenamente para que não voltemos a índices altíssimos como tínhamos a dois meses atrás. Mas o Procon está sim analisando todos os itens relativos à material escolar, e vamos ficara tentos para eventuais denúncias e combater práticas abusivas".

O Procon está atendendo presencialmente normalmente de segunda a sexta-feira, das 07h as 17h.

"Nossa equipe toda está vacinada com a primeira dose e segunda dose e estamos atendendo prontamente todos os consumidores, estamos nas ruas, estamos com nosso grupo de pesquisa e estamos com nosso atendimento virtual. Então nós estamos com toda nossa equipe presencial no órgão e todos respeitando as medidas de biossegurança com máscaras e álcool em gel", finaliza.

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