Geral
Primeiro grupo de brasileiros vindo da Bolívia chega amanhã
Quinta-feira, 02 Abril de 2020 - 13:25 | Redação
Está prevista para às 05h de sexta-feira, 03 de abril, a chegada dos primeiros 500 brasileiros, maioria estudantes de medicina, que vivem na Bolívia. Eles irão desembarcar na cidade de Puerto Quijarro, conforme determinação do Ministério das Relações Exteriores e atravessarão para o Brasil, em Corumbá, a pé, onde equipes da Agência Municipal de Trânsito e Transporte e da Vigilância Sanitária, irão orientar os viajantes.
De acordo com o Ministério, do lado brasileiro da fronteira, o grupo poderá comprar bilhetes e embarcar em ônibus para os aeroportos de Campo Grande e de São Paulo, sem a necessidade, para a maioria, de deslocamento até Corumbá. Como resultado de gestões do Consulado do Brasil em Puerto Quijarro, a Polícia Federal deverá reforçar o atendimento para agilizar a entrada dos brasileiros.
Essa operação, deverá se repetir no dia seguinte com a segunda leva de residentes em Santa Cruz de la Sierra (cerca de 250) e uma terceira vez, ainda sem data definida, com a partida dos brasileiros oriundos de Cochabamba (cerca de 150).
Ao todo, mais de 930 pessoas procuraram os postos consulares brasileiros na Bolívia com demandas de repatriação. Até o momento, a evacuação em bases comerciais dos interessados pela via terrestre parece ser a mais viável, a despeito das restrições impostas dos dois lados da fronteira. Nesse sentido, os consulados gerais em Santa Cruz de la Sierra e em Cochabamba, assim como o vice-consulado em Puerto Quijarro e a embaixada em La Paz, têm trabalhado em conjunto, com o apoio do Grupo Consular de Crise (G-CON América do Sul), a fim de facilitar o retorno pela fronteira terrestre em Corumbá (MS).
Na noite de quarta-feira (01) o Consulado Geral do Brasil apresentou aos brasileiros, por meio de nota, os pontos de embarque em 12 ônibus que irão levar as pessoas que forem chamadas a integrar a primeira viagem de Santa Cruz até Corumbá.
(Com informações: Diário Corumbaense)
Últimas Notícias
- Economia - 18:08 Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas
- Educação - 17:52 Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição
- Três Lagoas - 17:50 Funcionários furtam 11 baterias de caminhões e vendem para receptador
- Corumbá - 17:32 Micro-ônibus facilitará acesso ao Porto Geral no Festival América do Sul
- Acidente fatal - 17:00 Motociclista morre atropelado por caminhão
- Dourados - 16:56 Carga de cocaína é localizada em fundo falso de carreta bitrem
- Show - 16:32 Rádio FM 97,9 realiza Festival de Calouros
- Três Lagoas - 16:07 Receptador é preso enquanto praticava violência doméstica
- Oportunidades - 15:57 Registrados mais de 20 mil inscritos nos concursos públicos do IFMS
- Menores infratores - 15:22 Dois adolescentes são apreendidos com moto furtada em Ilha Solteira