• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Prefeito estuda liberar comércio com restrições

Quinta-feira, 26 Março de 2020 - 18:22 | Redação


O prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) vai analisar em reunião no sábado, 28 de Março, a possibilidade de reabertura do comércio da Capital. Durante entrevista ao programa da Cidade Alerta MS, da TV MS Record, na noite desta quinta-feira, 26 de Março, ele reiterou que é contrário à reabertura e que vai tentar convencer os comerciantes a manterem as portas fechadas por, no mínimo, mais sete dias.

Marquinhos detalhou que, em sendo voto vencido, vai liberar a abertura com várias restrições para impedir aglomerações e consequentemente o avanço do coronavírus. “O que me preocupa é que o pico da doença ainda está porvir. Os números mostram que estamos no caminho certo. Porque mudar?”, defendeu.

Em caso de reabertura, ele vai propor, por exemplo, que os estabelecimentos só voltem a funcionar a partir de terça-feira, dia 31, e com apenas 30% dos trabalhadores, desde que não superem 60 anos.

Em relação aos horários, ele propõe que o comércio abra das 9h às 16h e os shoppings das 17h às 22h, mas nunca ao mesmo horário. Isso evitaria aglomeração nos ônibus que também terão que voltar aos poucos para atender a demanda do comércio.

Os estabelecimentos também deverão oferecer ao consumidor todos os equipamentos de proteção individual como máscara, luva e álcool em gel.

Outra possibilidade é determinar que restaurantes, por exemplo, só funcionem com 30% de sua capacidade. “Se ele tem 10 mesas, só poderá abrir com três e com distância de dois metros entre elas. E só poderão funcionar presencialmente das 18h às 22h, devendo oferecer aos clientes luvas e máscaras e, se possível, aferir a temperatura do cliente”, disse.

Conforme o prefeito, o toque de recolher na cidade não será modificado. Nesta quinta, sexta, sábado e domingo, por exemplo, o confinamento ocorrerá das 20h às 05h do dia seguinte. “Também não haverá retorno dos servidores públicos municipais com mais de 60 anos. Escolas e Emeis permanecem fechadas. Os passes dos estudantes e idosos seguem bloqueados”, disse.

Sobre as igrejas, o prefeito mencionar que pretende decretar que elas só funcionem até às 19h30, com limite de frequentadores e podendo realizar, no máximo, dois cultos por dia. Além disso, terão que oferecer álcool em gel para os fiéis.

SIGA-NOS NO Google News