Geral
"Poder público está de olho e investigando as falhas no atendimento", diz Riedel sobre caso de jornalista
Eduardo Riedel também se pronuncia sobre mudanças que virão após falhas no atendimento de Vanessa virem à tona: “Como Estado, temos que rever nossos processo"
Terça-feira, 18 Fevereiro de 2025 - 09:52 | Emanuely Lobo

Na noite desta segunda-feira (17), o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), foi entrevistado no programa “Roda Viva” da TV Cultura e comentou sobre o feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte de 42 anos, morta no último dia 12 de fevereiro.
Riedel, em entrevista, diz sobre novas medidas que serão decididas junto a outras autoridades estaduais e federais no atendimento a vítimas de violência contra a mulher, como a implementação do botão de pânico e usar a tecnologia a favor da segurança pública.
Ele fala sobre como o sistema tem que estar em harmonia para funcionar, usando o exemplo das medidas protetivas: “No ano de 2024, foram emitidas 5.200 medidas, destas, 4.800 foram entregues e demoraram de 90 a 100 dias para chegar ao notificado”. Na entrevista, ele ressalta que o Mato Grosso do Sul é um dos estados que tipifica os feminicídios e a importância dessa ação: “Tipificando, conseguimos saber como combater”, que também o Estado tem buscado aparelhos de proteção para a mulher, como a abertura das salas lilás espalhadas pelas cidades, sendo a última aberta em Itaquirai (MS).
O governador também se pronunciou sobre os procedimentos tomados no caso de Vanessa e as medidas que o Estado está tomando diante da situação. “É claro que houve uma falha, a gente não pode achar que a pessoa vai até a casa da mulher brasileira, tem uma denúncia, uma fala, volta para casa e acontece o que aconteceu, é claro que houve uma falha.” O que temos que fazer enquanto poder público é compreender profundamente o que aconteceu, abrimos uma investigação no âmbito da polícia civil para apurar o ocorrido.
Ainda nesta terça-feira (18), terá uma reunião com a Delegada que atendeu o caso, junto com o secretário de segurança pública do Mato Grosso do Sul e outras autoridades, para discutir o caso de Vanessa e a Ministra da Mulher, Cida Gonçalves chega ao Estado para discutir novas medidas de segurança as vítimas de violência contra a mulher.
Poder público segue investigando falhas.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060