Geral
Pesquisa ouvirá usuários do transporte intermunicipal em 10 cidades
Domingo, 30 Junho de 2019 - 08:18 | Redação
O governo do Estado vai realizar uma pesquisa para ouvir usuários do transporte intermunicipal das 10 principais cidades de Mato Grosso do Sul. A fase inicial de campo que irá coletar informações para o Plano Diretor de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso do Sul (PDTC/MS) terá entrevistas presenciais com passageiros. São municípios que têm o maior número de linhas com início e/ou fim naquela localidade e que são representativos da região onde estão localizados.
Em reunião entre a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) e especialista da Gistran Gerenciamento de Informações e Sistemas de Transportes, consultoria especializada contratada pelo Estado para o projeto, foi confirmada a pesquisa nas cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina, Miranda, Maracaju e Coxim. Após o levantamento nos terminais, a pesquisa de campo terá uma segunda fase, com os pesquisadores embarcados, viajando nas linhas para coleta de outros dados.
A fase nos terminais deverá durar em torno de 15 dias a partir de seu início, em julho. O cronograma exato será ainda confirmado, com ajustes que levam em conta sazonalidades como as férias escolares e especificidades de lugares que têm maior movimentação no início de cada mês, com o fluxo de moradores para cidades maiores para serviços como o bancário e de comércio.
“É muito importante que a população responda aos pesquisadores corretamente. Essas informações serão essenciais para compor o plano que queremos para o transporte rodoviário em Mato Grosso do Sul”, explica o diretor de Transportes da Agepan, Ayrton Rodrigues. Fiscais da Agepan em cada região irão auxiliar as equipes de pesquisa.
Questionário - A pesquisa de campo, junto com o levantamento de dados nos sistemas da Agepan, faz parte da primeira etapa de elaboração do Plano. Os usuários serão questionados na Pesquisa Origem e Destino e na Pesquisa de Satisfação e Preferência.
A primeira visa identificar informações como início e local de desembarque; motivação; se haverá continuidade da viagem utilizando uma outra modalidade; idade, faixa etária e renda média do entrevistado. A segunda expande o universo de levantamento, buscando a classificação da satisfação quanto a conforto, segurança, preço da passagem e horário oferecido, entre outros itens.
Últimas Notícias
- Novas medidas - 16:10 TJMS aprova diretrizes para o Juiz das Garantias e audiências de custódia
- Corumbá - 15:55 Prefeito autoriza doação de área para Estado construir Hospital Regional
- Ação conjunta - 15:30 MPF se reúne com MPMS para apresentar Projeto Acolhida em Dourados
- Ataque a democracia - 15:10 STF condenou 643 denunciados por participação no 8 de janeiro
- Hospital Regional - 14:50 MPMS irá investiga funcionamento de aparelhos de raio-X no HRMS
- Com ameaça de extinção - 14:45 Aves silvestres mantidas ilegais são resgatadas
- Ataque ao Banco Central - 14:30 Funcionário que deu acesso a hackers executarem fraude é preso
- Novas medidas - 13:58 Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado
- Apropriação Indébita - 13:30 Preso condutor com carro com registro de crime no PR
- Investigações - 13:15 MPMS irá apurar condições e realocação de batalhões da Polícia na Capital