Geral
Pesquisa indica que 87% das pessoas acham conta de luz cara no País
Terça-feira, 13 Agosto de 2019 - 19:21 | Redação
Um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) em parceria com o Ibope, mostrou que 79% dos entrevistados gostaria de ter um mercado livre para escolher a sua fornecedora de energia. O percentual é 10% maior do que o obtido na avaliação de 2018. Segundo a Pesquisa de Opinião Pública 2019 sobre o que pensa e quer o brasileiro do setor elétrico, lançada ontem (12) na capital paulista, 68% dos entrevistados trocariam hoje a sua fornecedora de energia.
Os dados revelam que 87% das pessoas consideram sua conta de energia cara, número que subiu 4% em relação ao ano passado. Aqueles que consideram excessivos os impostos cobrados em sua conta de luz são 65% e 64% disseram fazer esforço para economizar energia para não atrapalhar o orçamento familiar. Para 57% da população o custo da energia cairia caso houvesse abertura do mercado.
De acordo com a Abraceel, o objetivo da pesquisa foi o de saber a opinião dos cidadãos sobre a possibilidade de escolher seu fornecedor e até mesmo de produzir sua própria energia. Foram ouvidas 2.002 pessoas, entre os dias 23 e 27 de maio, de 16 a 55 anos, em todas as regiões do Brasil.
“Os resultados apontam um crescimento constante no interesse do brasileiro em ter liberdade de escolha. O Brasil não pode caminhar na contramão do mundo. Países desenvolvidos abriram seus mercados de energia e desfrutam de uma economia e de um crescimento de produção que o nosso mercado também merece”, disse o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros.
Segundo Reinaldo Medeiros, o mercado livre no Brasil já existe, embora restrito a grandes consumidores, que alcançaram uma economia em torno de R$ 185 bilhões nos últimos 16 anos.
Últimas Notícias
- Saúde - 12:49 Banco de Leite do Humap-UFMS ganha destaque em evento nacional
- Saúde - 12:19 Consumo de alimentos ultraprocessados cresce entre povos tradicionais
- Campo Grande - 11:45 Campanha contra violência infantil é reforçada em unidades de Cras
- Obras - 11:14 Pavimentação no Itamaracá promete fim de lama e poeira
- Oportunidades - 10:36 Estrategista de marketing da Capital lança formação para marketeiros
- Cultura - 10:15 Jahcarezando: Novo bloco de Reggae amplia diversidade cultural na Capital
- Educação - 09:30 Senar/MS transforma sonho de alfabetização em conquista entre mãe e filha
- Inspiração - 09:00 De mãe para filha, empreendedorismo floresce entre gerações
- Desafio - 08:45 Campeã do Sabor à Prova prepara releitura do prato vencedor da final
- Cultura - 08:12 Catedral Erudita leva música de concerto no Festival América do Sul

