Geral
Pesquisa indica que 87% das pessoas acham conta de luz cara no País
Terça-feira, 13 Agosto de 2019 - 19:21 | Redação
Um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) em parceria com o Ibope, mostrou que 79% dos entrevistados gostaria de ter um mercado livre para escolher a sua fornecedora de energia. O percentual é 10% maior do que o obtido na avaliação de 2018. Segundo a Pesquisa de Opinião Pública 2019 sobre o que pensa e quer o brasileiro do setor elétrico, lançada ontem (12) na capital paulista, 68% dos entrevistados trocariam hoje a sua fornecedora de energia.
Os dados revelam que 87% das pessoas consideram sua conta de energia cara, número que subiu 4% em relação ao ano passado. Aqueles que consideram excessivos os impostos cobrados em sua conta de luz são 65% e 64% disseram fazer esforço para economizar energia para não atrapalhar o orçamento familiar. Para 57% da população o custo da energia cairia caso houvesse abertura do mercado.
De acordo com a Abraceel, o objetivo da pesquisa foi o de saber a opinião dos cidadãos sobre a possibilidade de escolher seu fornecedor e até mesmo de produzir sua própria energia. Foram ouvidas 2.002 pessoas, entre os dias 23 e 27 de maio, de 16 a 55 anos, em todas as regiões do Brasil.
“Os resultados apontam um crescimento constante no interesse do brasileiro em ter liberdade de escolha. O Brasil não pode caminhar na contramão do mundo. Países desenvolvidos abriram seus mercados de energia e desfrutam de uma economia e de um crescimento de produção que o nosso mercado também merece”, disse o presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros.
Segundo Reinaldo Medeiros, o mercado livre no Brasil já existe, embora restrito a grandes consumidores, que alcançaram uma economia em torno de R$ 185 bilhões nos últimos 16 anos.
Últimas Notícias
- Internacional - 19:00 Donald Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Irã
- Educação - 18:15 Enem: começa prazo para recorrer de atendimento especial negado
- Saúde emocional - 17:30 MS promove capacitação inédita em Primeiros Socorros Psicológicos na UNEI Mitaí
- Justiça - 17:00 Com maioria, STF retoma quarta-feira julgamento sobre redes sociais
- Nova Alvorada do Sul - 16:54 Veículo recuperado com registro de furto em SP desde 2022
- Esporte - 16:16 Irmãos representam o Brasil em competição com o apoio do auxílio-atleta
- Economia - 16:15 Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
- Diversidade - 15:55 Presídio de Campo Grande recebe torneio da diversidade LGBTQIA+
- Ponta Porã - 15:49 Dupla é presa com carro restringido e com drogas ocultadas
- Política - 15:15 Projeto retira MT e coloca Pantanal em nome de município de MS