Geral
Pescadores são autuados por pesca predatória no Rio Aquidauana
Dois homens foram flagrados com petrechos proibidos e multados em R$ 1.500 cada
Sábado, 28 Dezembro de 2024 - 14:42 | Redação

Na tarde de ontem (26), equipes da PMA de Aquidauana flagraram dois homens praticando pesca predatória na margem esquerda do Rio Aquidauana, a cerca de 10 km da cidade. Com o aumento do turismo no final do ano, a Polícia Militar Ambiental (PMA) tem reforçado a fiscalização em rios de perímetros urbanos para combater a pesca irregular.
Os infratores tiveram todo o material de pesca apreendido e receberam multas de R$ 1.500,00 cada. Os autos de infração foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. Durante a operação, três caniços simples e 17 anzóis de galho, itens proibidos pela legislação ambiental também foram recolhidos.
Mais de 100 petrechos apreendidos em dois meses - A PMA ressaltou que, apesar da fiscalização intensificada, o número de equipamentos de pesca proibidos encontrados na região permanece elevado. Em menos de dois meses, mais de 103 petrechos, incluindo varas de pesca com molinetes e carretilhas, foram apreendidos no trecho do Rio Aquidauana entre Palmeiras, Camisão e Piraputanga.
Fique Atento! De acordo com a legislação ambiental, a pesca durante o período de defeso é permitida apenas para pescadores ribeirinhos, definidos como aqueles que vivem em áreas de difícil acesso, como rios e lagos, e praticam a pesca exclusivamente para subsistência. Para os demais, a pesca está proibida, e o descumprimento pode acarretar multas e responsabilização criminal.
Respeitar o período de piracema é fundamental para a reprodução das espécies e a sustentabilidade dos recursos naturais, garantindo o equilíbrio ambiental e a continuidade da ictiofauna no estado.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060