Geral
Operação de combate a incêndios no Pantanal é encerrada nesta quarta-feira
Operação Hefesto combateu focos de incêndio no Pantanal
Quarta-feira, 24 Novembro de 2021 - 18:33 | victoria oliveira

Bombeiros militares de Corumbá encerraram a Operação Hefesto após 144 dias de ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. O combate de incêndios foi auxiliado pela ocorrência de chuvas na região do Pantanal, área bastante atingida pelo fogo no ano passado.
A Operação Hefesto teve início em 3 de julho e mobilizou 796 bombeiros militares, 101 viaturas, além de aeronaves com horas de vôo contratadas pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A volta das chuvas regulares anula o risco de ocorrência de incêndios florestais, sobretudo na região do Pantanal, que foi duramente castigada pelo fogo no ano passado.
Em 2020 os incêndios destruíram 1.689.325 hectares no Pantanal, enquanto nesse ano foram 874.500 hectares, o que representa uma redução de 48,23%. Os dados são do Laboratório de Aplicação de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA/UFRJ) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Enquanto avançavam os processos licitatórios para aquisição de novos equipamentos, entre os quais uma aeronave especializada no combate a incêndios, além de mais viaturas, o Governo do Estado antecipou-se ao período de clima seco e lançou um plano estratégico de ação. Foram levantadas as áreas de maior incidência e capacitados os funcionários das fazendas como brigadistas.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:37 Campo Grande no centro da Rota Bioceânica
- Campo Grande - 18:05 Vídeo: Paciente surta em busca de atendimento na UPA Universitário
- Violência doméstica - 17:48 Homem é preso por agredir companheira em um terreno em Bataguassu
- Campo Grande - 17:47 Vídeo: Carros colidem em poste de posto de combustíveis
- Meio Ambiente - 17:00 Dia Mundial da Limpeza: Bioparque terá coleta de lixo eletrônico e ações especiais
- Polícia Federal - 16:47 Operação Mercúrio desmantela em esquema de contrabando em Corumbá
- Dourados - 16:37 Prefeitura vai acionar operadora após falha no 192 do Samu
- PEC da Blindagem - 16:05 Câmara derruba voto secreto em PEC da Blindagem por falta de quórum
- MPMS - 15:42 Réu pega 13 anos por matar vizinho
- Economia - 15:30 Como a IA pode salvar sua profissão