Geral
Oficina de Parentalidade ajuda pais que se separaram
Quarta-feira, 21 Agosto de 2019 - 17:54 | Redação
A separação de um casal é algo, geralmente, traumático e o procedimento de divórcio muitas vezes não é consensual. Os filhos sofrem e, sem culpa, podem se tornar motivos de mais brigas entre os pais. Uma saída para diminuir os danos para os filhos e, também para o casal, são as Oficinas de Parentalidade. O Tribunal de Justiça realiza estas oficinas por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Os encontros são voltados para casos de família que já estão judicializados ou antes disto – os atendimentos pré-processuais. As oficinas são gratuitas para os participantes.
Até o final deste ano, estão previstas cinco oficinas, que serão realizadas na sede do Nupemec, localizado em Campo Grande, na Rua das Garças, 1140. A próxima Oficina de Parentalidade será nos dias 27 e 28 de agosto, sendo ministrada por servidores e auxiliares da justiça do Poder Judiciário de MS, capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça como facilitadores das oficinas.
As capacitações dos facilitadores e as oficinas de Parentalidade, em Mato Grosso do Sul, foram uma iniciativa dos desembargadores Ruy Celso Barbosa Florence (Coordenador da Mediação) e Vladimir Abreu da Silva (Coordenador da Conciliação).
Nas oficinas de Parentalidade são abordados aspectos jurídicos e sociais do poder familiar. Os pais participam de palestras nas quais são abordados os temas: rompimento da relação conjugal, como evitar que o conflito se torne algo permanente entre os pais, alienação parental, direito de guarda, regulamentação de visitas, prestação de alimentos e partilha de bens.
A Alienação Parental, que consiste na manipulação dos filhos por parte de um dos responsáveis visando degradar, afastar ou afetar o outro genitor, constitui uma situação delicada, grave e bastante complexa que provoca danos às vezes irreparáveis na vida dos filhos vítimas dessa prática.
Os casos designados para as Oficinas de Parentalidade podem acontecer quando há um processo em andamento nas ações de família, a pedido do magistrado ou das partes, ou antes do ajuizamento da ação, por meio do atendimento pré-processual.
Para mais informações, entre em contato pelos telefones 3317-3991 ou 3317-3972.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 11:50 Referência no empreendedorismo, Nelinha do Babaçu encerra Julho das Pretas
- Meio Ambiente - 11:38 Projeto abate no IR iniciativas que reduzam gases do efeito estufa
- Amizade abalada - 11:17 Amizade abalada: 61% dos sul-mato-grossenses se arrependem de ter emprestado dinheiro a um amigo
- Assistência social - 10:55 Busca ativa inclui mais de 4 mil pessoas no programa Mais Social em Mato Grosso do Sul
- Parque do Lageado - 10:35 Moradores trocam "pinguela" por ponte e vivem nova fase no Parque do Lageado
- Licenciamento - 10:18 Licenciamento será digital em MS
- Trecho interditado - 10:01 Fogo em galeria interdita BR-163
- Combate a dengue - 09:50 Cabreúva, Tarumã e Coophavilla lideram casos de dengue na Capital
- Educação - 09:32 Encceja: consulta a cartão de confirmação de inscrição está disponível
- Vila Carvalho - 09:07 Circuito de segurança flagra homicídio