Geral
Oficina 'Altos Voos MS' capacita participantes para uso de drones
Ação é realizada no Studio Ziggy Records, no bairro Santa Fé, e visa capacitar profissionais e iniciantes
Quinta-feira, 30 Janeiro de 2025 - 16:10 | Redação

A oficina "Altos Voos MS: Explorando Drones na Arte" iniciou suas atividades nesta semana e conta com mais de 20 participantes nos dois primeiros dias. A iniciativa, contemplada pela Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Turismo (SETESC), acontece no Studio Ziggy Records, no bairro Santa Fé, e visa capacitar profissionais e iniciantes no uso de drones para aplicações artísticas, reforçando também a importância da segurança na operação desses equipamentos.
Com um perfil diverso de alunos, a oficina se destaca pela inclusão e acessibilidade, contando com a participação de indígenas, pessoas da terceira idade, um jovem autista e uma pessoa com deficiência auditiva. O projeto também atraiu estudantes, profissionais do audiovisual e de outras vertentes da cultura, como corretores de imóveis, entre outros.
Evely Isadora, estudante do curso de audiovisual da UFMS, aproveita a oportunidade para adquirir conhecimento. "Fiquei sabendo da oficina por jornal online e me inscrevi porque vejo como uma oportunidade para minha carreira no audiovisual. Sempre tive interesse em aprender sobre drones, pois trabalho na equipe de comunicação de escoteiros, e sei que esse conhecimento vai ajudar muito na captação de imagens dos eventos", compartilhou.
Outro participante, Lucas Renan, filmmaker com experiência em produção de conteúdo para bandas e instituições governamentais, destacou a relevância da oficina para sua formação profissional. "Já trabalhei com produção de vídeos, mas ainda não havia me especializado em drones. A oficina está sendo essencial para eu entender a parte técnica e de segurança, e me preparar para investir nesse equipamento", afirmou.
O idealizador do projeto, Reginaldo dos Santos Castelão, conhecido como B Negão, ressaltou a importância de se discutir a segurança no uso de drones, citando um incidente que vivenciou durante a gravação de um show. "Estávamos gravando um show ao vivo quando um drone caiu ao nosso lado. Felizmente, ninguém se feriu, mas percebi como a falta de preparação pode gerar situações perigosas. Isso me motivou a criar esta oficina para orientar os operadores sobre legislação, boas práticas e segurança na operação de drones", explicou.
Ao longo da semana, os participantes aprenderão conceitos fundamentais sobre legislação, segurança, técnicas de movimentação de câmera, edição de imagem e possibilidades de atuação na Economia Criativa. A oficina será encerrada com uma atividade prática no Parque das Nações Indígenas, onde os alunos poderão testar os conhecimentos adquiridos e vivenciar a experiência de operar um drone de maneira profissional.
Com essa iniciativa, "Altos Voos MS" não apenas capacita novos profissionais, mas também contribui para a conscientização sobre o uso responsável dos drones, ampliando as possibilidades criativas no audiovisual e prevenindo acidentes. A oficina segue até sexta-feira (31), consolidando-se como um marco na formação técnica no setor cultural e audiovisual do Mato Grosso do Sul.
Últimas Notícias
- Coxim - 19:09 Duas mulheres são presas por tráfico, com munições e pé de maconha
- Nacional - 18:22 PF cumpre busca e apreensão de celulares na casa de Bolsonaro
- Literatura - 18:12 Feira literária de Bonito será lançada nesta segunda-feira
- Maracaju - 17:53 Motorista é preso com carro cheio de produtos de descaminho
- Nacional - 17:32 Decretada prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro
- Foragido preso - 17:29 Procurado se apresenta a polícia após divulgação de cartaz em Corumbá
- Fronteira - 17:05 Corumbá participa de ação binacional de vacinação antirrábica na Bolívia
- Pessoa desaparecida - 16:53 Dia D da Coleta de DNA inicia nesta terça-feira em MS
- Alerta - 16:52 Conselho Federal de Odontologia alerta sobre riscos do morango do amor
- Economia - 16:10 Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,07%