Geral
OAB/MS e IEPSIS lançam congresso internacional sobre autismo
Edição 2026 será realizada em Ponta Porã, nos dias 14 e 15 de Março de 2026, com autoridades sobre o tema
Sexta-feira, 26 Setembro de 2025 - 12:45 | Redação

A OAB/MS e o Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social (IEPSIS) farão, nesta sexta-feira (26), o lançamento da edição 2026 do Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira. O evento, que acontecerá no auditório da Seccional, em Campo Grande, se consolidou como um dos maiores do país na área de inclusão.
A edição 2026 será realizada em Ponta Porã, nos dias 14 e 15 de março, e já tem a presença confirmada de duas das maiores autoridades no tema: Paulo Liberalesso, diretor científico do IEPSIS, e a especialista Emília Gama.
Para o presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, o evento não apenas fortalece a advocacia, mas também contribui para toda a sociedade, tornando a OAB/MS uma referência nacional no assunto. “Com o congresso, propagamos conhecimento e informação com debates de altíssima qualidade”, destacou.
Paulo Liberalesso, por sua vez, ressaltou que a parceria com a OAB/MS permitiu a criação de um congresso que discute o autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento de forma aprofundada. “O congresso de Campo Grande foi magnífico e entrou para a agenda nacional de eventos sobre autismo. A edição de 2026 será ampliada e os participantes terão o que há de melhor na neurociência no Brasil, com um convidado especial vindo de fora do país para abrilhantar nosso evento”, adiantou.
Histórico de sucesso e impacto social
O Congresso Internacional Autismo Sem Fronteiras é conhecido não apenas pela qualidade científica, mas também por seu forte impacto social. As edições anteriores, realizadas em 2025, foram um sucesso de público e solidariedade, reforçando o compromisso da OAB/MS e do IEPSIS com a sociedade.
1ª Edição (março de 2025, Ponta Porã): O evento atraiu cerca de 2 mil participantes, superando as expectativas. Com o apoio de 28 patrocinadores, foram doados 105 ingressos sociais, além de doações de aparelhos de ar-condicionado, chuteiras e investimentos em instituições beneficentes. O Instituto IEPSIS também doou 22 cursos de pós-graduação, 75 cursos de aplicador técnico, 23 cursos “Entendendo o Autismo” e 45 cursos de capacitação para indígenas, impactando diretamente a realidade do estado.
2ª Edição (maio de 2025, Campo Grande): Com mais de 1.500 participantes, esta edição se transformou em mais um sucesso. Foram doados 827 ingressos para diversas instituições (como AMA, Juliano Varela e Pestalozzi), além de 150 cursos de Assistente Terapêutico e 50 cursos de capacitação.
O congresso representa um marco na luta pela inclusão, promovendo conscientização e a construção de uma sociedade mais empática e informada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Últimas Notícias
- Congresso - 18:09 Comissão aprova agravante para violência institucional contra mulher
- Problema técnico - 17:45 Hemosul da Santa Casa não realizará coleta de sangue nesta terça-feira
- Campo Grande - 17:28 Vídeo: Colisão em mureta na Av. Gunter Hans vitimou estudante
- Atendimentos - 17:17 Defensoria ultrapassa 390 mil atendimentos e expande atuação em MS
- Corredor - 16:57 Evento na UFMS promove debates interdisciplinares sobre a Rota Bioceânica
- Antônio João - 16:50 Homem persegue e queima casa de companheira
- Prioridade - 16:32 Comissão aprova atendimento preferencial a idosos e pacientes com câncer
- MS-164 - 15:55 Homem é preso transportando cabelo humano em Ponta Porã
- Operação Successione - 15:35 Novos membros envolvidos do jogo do bicho são identificados
- Prevenção - 15:00 Dourados intensifica ações de prevenção e testagem no Dezembro Vermelho

