• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

O melhor janeiro para indústria

Quinta-feira, 12 Março de 2020 - 08:54 | Redação


No primeiro mês deste ano, o IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial) de Mato Grosso do Sul, alcançou 56,7 pontos, o que indicado relativa estabilidade na comparação com dezembro de 2019, quando atingiu 56,2 pontos. O Índice que foi criado pelo Radar Industrial da Fiems e é calculado com base nas pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial, registrou no mês de janeiro de 2020 o melhor desempenho para o período desde 2014.

O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, explica que esse foi o melhor resultado já obtido para um mês de janeiro, ficando 8,8 pontos acima da média histórica apurada pelo IGDI para os meses de janeiro. “Na passagem de dezembro de 2019 para janeiro de 2020 ocorreram aumentos nos índices de intenção de investimento, confiança e na participação das empresas que realizaram contratações”, detalhou.

O economista completa que a utilização da capacidade instalada e a participação das empresas com produção estável ou crescente apresentaram recuos. “Quanto à atividade, constata-se que em janeiro a produção ficou estável em 47,5% dos estabelecimentos, contra 48,5% no mês de dezembro. Já as empresas que apresentaram expansão responderam por 19,7% do total, contra 22,7% no mês anterior”, relatou.

Entretanto, ressalta Ezequiel Resende, mesmo com a acomodação ocorrida no ritmo de atividade, que é comum para o período, o empresário industrial de Mato Grosso do Sul segue otimista em relação aos próximos seis meses, com perspectivas de aumento nas contratações e demanda por seus produtos. “Por fim, com os dados consolidados, constata-se que o IGDI segue acima dos 50 pontos, indicando que, na média geral, o desempenho foi satisfatório, segundo a percepção da maior parte dos empresários respondentes”, pont

SIGA-NOS NO Google News