Geral
Nova reforma acaba com seguridade do trabalhador, diz ex-ministro
Segunda-feira, 13 Maio de 2019 - 17:53 | Redação
A reforma da Previdência, um assunto que ainda está em estudo no Congresso Nacional foi debatido em audiência na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira, 13 de Maio. O ex-ministro da Previdência Social Carlos Eduardo Gabas participou. Ele é contrário à reforma proposta, pois acredita que, se for implementada, ela destruirá a seguridade social.
Proposto pelo deputado Pedro Kemp (PT), o evento contou com representantes de 45 entidades sindicais e movimentos sociais e teve como objetivo apresentar os impactos constitucionais, econômicos e sociais que a reforma pode causar.
O ex-ministro já percorreu 17 estados brasileiros. Segundo ele, esses debates são importantes para proporcionar esclarecimento à população e unir forças contra a proposta. “Eu estudei, fiz pós-graduação, tenho 33 anos de previdência. O que eu quero é dividir a percepção com a população, temos apenas uma saída, debater com a população”, disse Gabas.
Gabas é contra a mudança proposta para previdência, pois acredita que essa nova reforma pode acabar com a seguridade do trabalhador. Segundo o Escritório Internacional do Trabalho (OIT), trinta países privatizaram total ou parcialmente seus sistemas de previdência social e dezoito países fizeram a re-reforma dessa privatização.
“A proposta vai fazer o trabalhador ir além dos 70 anos. Não está apenas em jogo a nossa aposentadoria, o que o governo propõe na PEC 06/2019 é um desmonte do sistema de proteção social brasileiro”, opiniu o ex-ministro.
Ainda conforme o estudo do OIT, mostrado pelo ex-ministro na audiência, países que fizeram a reforma passaram dificuldades, pois as falhas do sistema de previdência privada tornaram-se evidentes e tiveram que ser corrigidas.
Em uma audiência pública da comissão especial da Câmara dos Deputados onde discutiam a proposta da emenda à Constituição, Paulo Guedes afirmou que a reforma irá combater a desigualdade e a redução de privilégios. Gabas acredita que não é privilégio um trabalhador rural aposentar com 60 anos. “Alguém acha que é muita folga um homem do campo aposentar com 60 anos, então tenta sorte, troca de lugar. É possível economizar dinheiro sem tirar os direitos das pessoas”, disse o ex-ministro.
A bancada federal do Estado composta por Fábio Trad (PSD), Beto Pereira (PSDB) e Rose Modesto (PSDB) apoiam à reforma da previdência, mas os deputados Dagoberto Nogueira (PDT) e Vander Loubet (PT) que também representa o Estado são contra o projeto.
Dagoberto e Vander Loubet estiveram presentes à audiência na Assembleia, demonstrando apoio contra o projeto. Dagoberto diz que o país é protecionista e que a última reforma acabou com os direitos dos trabalhadores. “Veio à reforma, acabou com o direito dos trabalhadores, nosso PIB caiu, a indústria e o comércio padeceram, não melhorou absolutamente em nada, a não ser em piorar o país”, disse deputado.
Últimas Notícias
- Amambai - 18:00 Moto apreendida transportava 25 quilos de skunk
- Saúde - 17:53 Brasil e Paraguai unem forças para fortalecer a saúde nas fronteiras
- Maracaju - 17:35 Veículo furtado de Recife (PE) encontrado com tonelada de drogas
- Saúde - 17:17 Faculdade oferece atendimento nutricional gratuito em Campo Grande
- Oportunidades - 17:05 Abertas 94 vagas para entrevistas sociais
- Polícia - 16:59 Adolescente com carga milionária de drogas
- Limpeza - 16:38 Prefeitura de Três Lagoas revoga Taxa do Lixo
- Meio Ambiente - 16:25 Construções em área de preservação deve passar por ajuste de conduta
- Batayporã - 16:10 Mulher falsificava autorização para retirar cesta básica em CRAS
- Prevenção de golpe - 16:00 OAB lança plataforma de verificação para prevenção de golpes