Geral
Nova lei prevê capacitação em primeiros socorros contra engasgos
Campanhas educativas, capacitação profissional e dispositivos desengasgadores são algumas das medidas aprovadas para prevenir acidentes
Segunda-feira, 02 Dezembro de 2024 - 17:57 | Redação

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, sancionou na quarta-feira (27) a Lei nº 11.418/24, que institui o Programa de Conscientização, Prevenção e Primeiros Socorros para casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho. O objetivo é promover campanhas educativas, capacitar profissionais e orientar a comunidade sobre as técnicas de primeiros socorros, especialmente a manobra de Heimlich, em situações de engasgo.
Durante o ato oficial, a prefeita destacou a importância da lei para prevenir acidentes fatais:
“Já enfrentamos casos de pessoas que perderam a vida por falta de alguém preparado para realizar a manobra de desengasgo. Esta lei ajudará a salvar vidas”, afirmou Adriane Lopes.
Origem da proposta
O projeto foi idealizado pelo vereador Betinho, motivado por um relato do promotor de Justiça Fernando Esgaib, que enfrentou um episódio crítico de engasgo e foi salvo por uma médica que realizou a manobra de Heimlich.
“Queremos difundir esse conhecimento e capacitar pessoas para salvar vidas em ambientes públicos e privados”, explicou o vereador.
Principais medidas da lei
- Capacitação de profissionais da área de educação e saúde.
- Campanhas educativas direcionadas à comunidade escolar e a estabelecimentos de saúde.
- Fixação de cartazes em bares, restaurantes e outros estabelecimentos, ilustrando as manobras de desobstrução de vias aéreas.
- Autorização para o uso de dispositivos desengasgadores em locais públicos e privados.
Cuidados especiais com crianças
Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mostram que a aspiração de corpo estranho é mais frequente em crianças entre 1 e 3 anos, representando mais de 50% dos casos. Alimentos como amendoim, pipoca e feijão, além de pequenos objetos, são os principais causadores de engasgos.
Últimas Notícias
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis