Geral
No Dia Mundial de Prevenção de Quedas saiba como evitar acidentes
É estimado pela OMS que, a cada ano, 684 mil pessoas morrem em virtude de quedas no mundo - mais de 80% em países de baixa e média renda
Terça-feira, 24 Junho de 2025 - 07:57 | Redação

Com o intuito de sensibilizar profissionais de saúde, instituições e sociedade, perante a importância da prevenção de quedas em diversos contextos assistenciais, a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), lança a campanha "Segurança em cada passo", celebrando o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, neste dia 24 de Junho.
Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, no Brasil, sete em cada dez mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos são provocados por quedas. Aproximadamente 70% desses acidentes acontecem dentro de casa, principalmente entre idosos com mais de 65 anos. Aos que possuem mais de 80 anos, a prevalência é ainda maior, e a mortalidade relacionada às quedas chega a ser seis vezes maior.
Apenas no ano de 2023, 4.816 idosos morreram em decorrência de quedas da própria altura. As quedas são a terceira causa de morte entre as pessoas com mais de 65 anos, e, entre 2013 e 2022, foram responsáveis pela morte de 70.516 idosos no país.
Quedas em hospitais: um risco invisível
As quedas durante internações hospitalares indicam preocupação importante para profissionais de saúde, familiares e para os pacientes. As quedas podem ter diversas causas, trazendo consequências sérias para a saúde, como fraturas, lesões na cabeça, aumento do tempo de internação e complicações graves.
Como principais causas de quedas incluem fraqueza muscular, problemas de equilíbrio, uso de medicamentos que ocasionam tontura ou sonolência, dificuldade de visão, ambientes com iluminação inadequada ou com obstáculos no caminho, além de procedimentos médicos que alteram a mobilidade do paciente. Muitas vezes, a condição de saúde do idosos, como doenças crônicas ou pós-operatório, aumentam sua vulnerabilidade.

Como prevenir quedas de idosos em casa
Inicialmente, é necessário que o idoso esteja consciente dos perigos e que ocorra um diálogo constante e vigilância adequada. Um tropeço ou desequilíbrio pode ser fatal na terceira idade, portanto, todo o cuidado é pouco. Segue algumas dicas para garantir maior segurança e qualidade de vida aos idosos:

Projeto de Lei: A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4376/24 para prevenir quedas acidentais de pessoas idosas. O texto aprovado cria a Política Nacional de Prevenção de Quedas entre pessoas idosas. Para tornar-se lei, ainda precisa passar pelo plenário da Câmara e do Senado.
Entre os objetivos da nova política estão:
- desenvolver programas de exercício físico para auxiliar idosos a ficarem mais fortes e terem mais equilíbrio, com orientações personalizadas;
- identificar e reduzir os riscos de quedas em unidades de saúde, com equipes treinadas para ajudar os idosos;
- conscientizar em relação a importância dos idosos frequentarem espaços acessíveis e seguros;
- oferecer atendimento integral a pessoas idosas que sofreram quedas, com foco na reabilitação e prevenção de novos acidentes.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 16:07 Seleção para estágio em Nova Alvorada do Sul recebe inscrição até dia 27
- Recheio de ervas - 15:55 Passageira com mala recheada de drogas é presa em Ponta Porã
- Social - 15:32 Prefeitura inicia segundo mutirão Cadastro Único em Ação em Dourados
- Aula contra o crime - 15:00 Alunos da UFMS são assaltados e localizam ladrões rastreando celulares roubados
- Transporte - 14:50 Corpus Christi não tem mortes e número de acidentes cai 35% na BR-163/MS
- Arte e Cultura - 14:39 Soprano e pianista homenageiam Villa-Lobos em concerto no Sesc Teatro Prosa
- Solidariedade - 14:15 Com 20 bebês na UTI, hospital público só tem leite para mais três dias
- Tráfico de drogas - 13:53 Cheiro indica passageira com haxixe preso ao corpo em Dourados
- Campo Grande - 13:32 Caminhão com tonelada de maconha é apreendido com passageiro foragido
- Política - 13:00 CPI ouve usuários de ônibus nesta quarta-feira