Menu
29 de fevereiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Naviraí

Naviraí recebe atendimento de o Ônibus da Saúde neste sábado

Objetivo principal do programa é levar atendimento oncológico para a população do interior do estado.

14 Fev2020Da redação19h36

Programa de prevenção Ônibus da Saúde leva atendimento especializado em Oncologia até o município de Naviraí, neste sábado (15). Desenvolvido pela Cassems, a estrutura móvel de prevenção ao câncer do país é equipada com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos. O programa tem como objetivo principal levar procedimentos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso. O ônibus estará estacionado, a partir das 7h, na Unidade Regional da Cassems do município, localizada na Rua Martinho Lutero, 200, Centro.

O foco deste programa são os dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres: o câncer de colo de útero e o de mama, que quando diagnosticados no início, têm maiores chances de cura. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também é importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.

A diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, explica que os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”.

Viabilizador do programa, o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero e o câncer de mama são doenças silenciosas, sem sintomas nas fases iniciais”.

O presidente também salienta que se detectado a doença na fase inicial o tratamento é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer. “É muito importante realizar o exame preventivo anualmente e a mamografia a cada dois anos”.

 

Serviço: O Ônibus da Saúde atende em Naviraí, neste sábado, na Unidade Regional do município, que fica na Rua Martinho Lutero, 200, Centro.

Veja Também

Governo prorroga prazo para aplicação da nova carteira de identidade
Carreta da Justiça atenderá Corguinho e Rochedo
Ministério da Saúde monitora 132 casos suspeitos de coronavírus
Governo troca 'cota zero' por 'cota fixa' de peixes
Estado monitora nove casos suspeitos de coronavírus
Cabeleireira que matou manicure consegue redução de pena
‘Nota Fiscal Premiada’ realiza sorteio neste sábado
Name e mais quatro enfrentam audiência por homicídio
Com plaquetas zeradas, Hemosul convoca doadores
Falta em consultas atrapalha atendimento nas unidades de saúde