Geral
Mutirão do DPVAT do TJMS retorna com medidas de biossegurança
Trajetos definidos para a comarca de Campo Grande, ocorrerão entre os dias 8 de setembro a 29 de outubro
Terça-feira, 08 Setembro de 2020 - 17:17 | Redação

As atividades do Mutirão do seguro DPVAT, com dois trajetos confirmados para Campo Grande, retornam nesta terça-feira, 8 de Setembro. Para o enfrentamento da Covid-19, medidas de biossegurança foram desenvolvidas para que a ação conciliatória voltasse, como é o caso das audiências realizadas por videoconferência e a perícia médica, que deve ser realizada em local diferente, seguindo protocolos médicos.
Os trajetos 4 e 9, definidos para a comarca de Campo Grande, ocorrerão entre os dias 8 de setembro a 29 de outubro de 2020.
A retomada do Mutirão do DPVAT foi normatizada pela Portaria nº 89/2020, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJMS, que dispõe sobre a pauta concentrada de perícias e audiências nos processos de cobrança, relativo ao seguro obrigatório DPVAT, em trâmite nas comarcas de MS.
A normativa foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico do dia 7 de agosto de 2020, assinada pelo Des. Vladimir Abreu da Silva, coordenador da Conciliação do Nupemec, e altera a Portaria n. 190/2019.
Entre as mudanças para que a ação pudesse ser retomada estão a realização das audiências por meio de videoconferência, no sistema Google Meet, que devem ocorrer no dia seguinte da realização da perícia médica. Nesta audiência virtual, participam a parte requerente e seu advogado, um advogado da seguradora e um conciliador do Nupemec.
Já as perícias médicas serão realizadas por médico perito, nomeado pelo Poder Judiciário, que realizará em local próprio os devidos exames, ficando os protocolos médicos e de biossegurança, em razão da pandemia de Covid-19, sob sua responsabilidade.
Em 2019, foram definidos 13 trajetos do Mutirão do seguro DPVAT para o ano de 2020. Os dois primeiros trajetos chegaram a ser realizados, contudo, em virtude da pandemia de coronavírus, as atividades foram suspensas.
Desde 2012 o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realiza o Mutirão do DPVAT. Em 2015, de forma inédita no país, a ação conciliatória foi estendida para as comarcas do interior de Mato Grosso do Sul.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:30 Policial fake é preso por extorsão e roubo em esquema de agiotagem
- "Hefesto II" - 18:18 Segunda fase da operação retém itens de luxo de envolvidos
- Combate ao racismo - 17:58 Núcleo de Promoção da Igualdade Racial fortalece combate ao racismo
- Pescado irregular - 17:37 Pescado irregular é apreendido pela PMA em pesqueiro de Sonora
- Campo Grande - 17:17 Em obras, CRS Aero Rancho mantém atendimento no prédio em anexo
- Economia - 16:45 Entenda como vai funcionar a nova Tarifa Social
- Economia - 16:16 Alface e tomate estão mais baratos na CEASA/MS
- Criatividade e diversão - 15:58 Férias na Biblioteca oferece programação lúdica e gratuita para crianças
- Rio Brilhante - 15:44 Carro furtado em SP é recuperado com mais de 1 tonelada de drogas
- Diversão no Centro - 15:32 Arraiá do Pátio é festa boa e clique perfeito