• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

MS poderá ter toque de recolher padronizado

Sábado, 21 Março de 2020 - 17:09 | Redação


Mato Grosso do Sul poderá ter toque de recolher padronizado para todas as cidades do Estado, como forma de combater o avanço do coronavírus. A medida é defendida pelo Secretário Estadual de Saúde Geraldo Rezende. "Não adianta cada município fazer de um jeito. Vamos ter uma reunião com o governador para tratar disso amanhã", disse durante entrevista transmitida pela internet na tarde deste sábado, 21 de Março.

O pedido técnico já foi encaminhado para o governdor. Na reunião de amanhã, o secretário vai reforçar que a maioria dos técnicos da área da saúde defende a adoção do toque de recolher em MS. No interior do Estado, algumas cidades já anunciaram a implementação da medida. Em Sidrolândia, por exemplo, a população não poderá acessar as ruas após às 22h, somente casos de extrema urgência serão admitidos.

Contudo, Rezende afirma que a medida só será eficiente se for de forma padronizada, por isso, defende o decreto estadual. Na reunião, o secretário também defenderá a implementação de barreiras sanitárias ns divisas com outros estados entre os quais São Paulo. De acordo com Resende, as barreiras podem ser colocadas em prática tão logo o decreto do governador seja publicado.

Outra medida anunciada pelo secretário foi a 'desospitalização' do Hospital Regional, em Campo Grande, que será a referência para o tratamento de casos de coronavírus em MS. Pacientes serão trasferidos para a Santa Casa, Hospital Universitário e Hospital do Pênfigo. "Neste primeiro momento vamos liberar 140 leitos, 100 pacientes serão levados para Santa Casa e 40 para HU e Hospital do Pênfigo. A perspectiva é de 300 leitos, mas imediatamente não será completa", explicou.

Do lado de fora do Hospital Regional estão sendo montadas tendas, onde serão realizadas as triagens de pacientes suspeitos. O secretário explicou que somente serão internados os pacientes em estado graves. Os leves serão encaminhados para a casa.

O boletim epidemiológico divulgado durante a transmissão aponta que o Estado tem 16 casos confirmados do coronavírus e 235 notificações, 50 casos considerados suspeitos aguardando resultado de exames e 11 excluídos e 159 descartados. Das 16 confirmações, 14 são da Capital e duas do interior, uma em Sidrolândia e outra em Ponta Porã.

SIGA-NOS NO Google News