Geral
MS fez mais de 34 mil trocas de prestadoras de telefonia em seis meses
A função disponível desde 2008 tem ganhado adesão crescente, especialmente no Estado
Terça-feira, 23 Julho de 2024 - 15:30 | Redação

Entre Janeiro e Junho de 2024, os usuários dos telefones com DDD 67, que abrange Mato Grosso do Sul, realizaram um total de 34,30 mil ações de portabilidade numérica, conforme relatório da Entidade Administradora da portabilidade numérica, ABR Telecom. Destas, 8,20 mil solicitações (24%) foram feitas por usuários de telefones fixos, enquanto 26,10 mil (76%) partiram de usuários de telefones móveis.
A portabilidade numérica permite que os usuários mantenham seu número de identificação ao trocar de prestadora, seja para serviços móveis ou fixos, sem a necessidade de alterar o número. Essa facilidade, disponível desde setembro de 2008, tem ganhado adesão crescente, especialmente no estado de Mato Grosso do Sul.
No segundo trimestre de 2024, especificamente entre Abril e Junho, foram efetivadas 18,09 mil trocas de prestadoras no Estado, sendo 5,10 mil (28%) para telefones fixos e 12,99 mil (72%) para telefones móveis.
A ABR Telecom destaca que, no Brasil como um todo, foram realizadas 711,58 mil trocas de prestadoras de serviços fixos e 2,40 milhões de serviços móveis nos primeiros seis meses deste ano. Este aumento reflete a importância da liberdade de escolha e competitividade no mercado de telecomunicações brasileiro.
Para realizar a portabilidade numérica, os usuários devem seguir procedimentos específicos, como informar dados pessoais à nova prestadora e responder ao SMS de confirmação. O processo é concluído em até três dias úteis após a solicitação ou conforme agendamento do usuário.
A evolução contínua da portabilidade numérica demonstra não apenas a preferência dos consumidores por melhores condições de serviço, mas também impulsiona a concorrência entre as operadoras, beneficiando os usuários com mais opções e melhores serviços.
Entre os critérios que devem ser observados, no momento de solicitar transferência de prestadora:
- Informar o nome completo à prestadora de telefonia que recebe o pedido;
- Comprovar a titularidade da linha telefônica;
- Informar o número do documento de identidade;
- Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica;
- Informar o endereço completo do assinante do serviço;
- Informar o código de acesso;
- Informar o nome da prestadora de onde está saindo;
- Responder o SMS de confirmação da Portabilidade.
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