Geral
Mortalidade por vírus respiratório em crianças segue alta, diz Fiocruz
Em idosos, mortes estão associadas a gripe, influenza e covid
Domingo, 14 Julho de 2024 - 11:50 | Agência Brasil

A mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças pequenas ainda está alta devido à grande circulação do vírus sincicial respiratório (VSR). A análise é do boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (11).
O documento destaca que a mortalidade da SRAG nas últimas oito semanas foi semelhante na faixa infantil de zero a dois anos e em idosos. No entanto, na população idosa, se destacam as mortes por SRAG associadas ao vírus da gripe, à influenza A e à covid-19.
Seis unidades da federação apresentam sinal de aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave na tendência de longo prazo: Amapá, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Roraima e São Paulo. Já é possível observar uma estabilização ou interrupção do crescimento do número de casos de VSR e influenza A em alguns estados do Centro-Sul.
A análise mostra que ainda estão altos os casos dos vírus influenza, VSR e rinovírus na maioria dos estados do Sudeste, como Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Alguns estados do Norte também apresentam manutenção do aumento dos casos de VSR e rinovírus em crianças pequenas.
Segundo a pesquisadora do InfoGripe Tatiana Portella, no cenário nacional, há sinal de queda na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de estabilidade na tendência de curto prazo (últimas três semanas) nos casos de SRAG.
“A diminuição da Síndrome Respiratória Grave a nível nacional se deve a uma queda ou interrupção no crescimento das SRAG por vírus respiratório e influenza A em muitos estados”, avalia a pesquisadora, reforçando a importância da vacinação no país contra a covid-19.
Covid - A covid-19 tem se mantido em patamares baixos quando comparada com seu histórico de circulação. Porém, o vírus tem sido a principal causa de internação por SRAG entre os idosos do Amazonas, Ceará e Piauí nas últimas semanas. Também alguns estados do Norte e Nordeste têm apresentado uma ligeira atividade da covid-19.
Últimas Notícias
- Ministério da Saúde - 11:11 Saúde anuncia compra de 2,8 milhão de doses contra vírus sincicial
- Dourados - 10:59 Golpistas se passam por banco e desviam R$ 37 mil em Dourados
- BR-060 - 10:31 Polícia encontra mais de 450kg de cocaína em fundo falso de caminhão
- Campo Grande - 10:10 Homem é preso com pornografia infantil no Coophavilla II
- Parque Novo Século - 09:54 Mutirão "Todos em Ação" e Natal dos Sonhos acontecem nesse sabádo
- Boletim Epidemológico - 09:33 Estado registra 8.319 casos confirmados de dengue neste ano
- Expulsão - 09:07 Créo Kellab é expulso de A Fazenda 17
- Natureza - 08:50 Prefeitura de Dourados e COA promovem exposição “Dourados e Suas Aves”
- Anastácio - 08:30 Dupla é presa com skunk escondido em caminhão
- Reforma - 08:07 Máxima de Campo Grande passa por modernização histórica

