Geral
Ministério Público monitora gastos com infância na fronteira
Ação do MPMS visa garantir o uso adequado das verbas e a efetividade das políticas públicas para infância e juventude em Antônio João, Aral Moreira e Ponta Porã
Segunda-feira, 07 Julho de 2025 - 11:50 | Redação

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã, instaurou procedimentos administrativos com a finalidade de fiscalizar a aplicação de recursos públicos destinados à infância e juventude, bem como a gestão e aplicação das verbas dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) nos municípios de Antônio João, Aral Moreira e Ponta Porã. As portarias foram divulgadas no Diário Oficial da instituição nesta sexta-feira (4).
A 2ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã, sob a titularidade da Promotora de Justiça Andréa de Souza Resende, instaurou três procedimentos administrativos no âmbito dos municípios de Antônio João (09.2025.00007786-2), Aral Moreira (09.2025.00007788-4) e Ponta Porã (09.2025.00007785-1), para acompanhar a elaboração das propostas de leis orçamentárias dos referidos municípios, bem como a subsequente execução do orçamento público municipal.
A iniciativa do MPMS busca, principalmente, garantir a efetiva inserção e o cumprimento dos planos de atendimento e de aplicação de recursos deliberados pelos respectivos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os CMDCAs são essenciais na formulação de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, estabelecendo diretrizes e prioridades para a alocação de verbas que atendam às necessidades desse público.
Fiscalização dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente
Além disso, foram instaurados outros dois procedimentos para os municípios de Antônio João (09.2025.00007781-8) e Aral Moreira (09.2025.00007783-0), nos quais a 2ª Promotoria de Justiça irá concentrar os esforços na fiscalização da regularização dos respectivos FMDCAs. Os procedimentos irão acompanhar a adequada deliberação sobre os planos de ação e a aplicação dos recursos, bem como garantir que os fundos estejam em conformidade com as normas legais e que o planejamento de suas despesas reflita as reais necessidades e prioridades.
Já em Ponta Porã (09.2025.00007784-0), o objetivo será acompanhar o adequado emprego dos recursos já existentes no FMDCA local e monitorar se as verbas estão sendo utilizadas conforme o previsto em lei e nos planos aprovados pelo CMDCA, de forma a prevenir irregularidades que possam comprometer a efetividade das políticas públicas. Os FMDCAs são instrumentos essenciais para o financiamento de ações voltadas à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
A atuação do MPMS é fundamental para garantir a regularização e o emprego adequado dos recursos, assegurando que as verbas sejam alocadas em projetos e programas que beneficiem diretamente a infância e a juventude em Mato Grosso do Sul, reforçando sua atuação como fiscalizador da gestão das verbas e dos serviços públicos.
Últimas Notícias
- Criatividade e diversão - 15:58 Férias na Biblioteca oferece programação lúdica e gratuita para crianças
- Rio Brilhante - 15:44 Carro furtado em SP é recuperado com mais de 1 tonelada de drogas
- Diversão no Centro - 15:32 Arraiá do Pátio é festa boa e clique perfeito
- Direto da Bolívia - 14:57 Casal preso por transportar maconha e cocaína em bagagens
- Campo Grande - 14:38 Denúncia leva a prisão do "Japonês do PCC" em "boca de fumo"
- Infrações em série - 14:15 Dupla presa por dirigir sem CNH e portar drogas
- Projeto Padrinho - 13:50 Projeto busca padrinhos para crianças corumbaenses em acolhimento
- Economia - 13:30 Investimentos da Petrobras reforçam segurança energética
- Oportunidades - 13:00 Senai abre 1.450 vagas em cursos técnicos
- Proteção a mulher - 12:10 Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres