Geral
Menina de 7 anos morre vítima de meningite em Campo Grande
Segundo a Sesau, é o primeiro caso registrado de meningite meningocócica, aliada a meningococemia neste ano
Quinta-feira, 03 Outubro de 2024 - 14:10 | Marina Romualdo

Uma menina de 7 anos que não teve o nome divulgado faleceu na terça-feira (2) vítima de meningite meningocócica, associada a meningococemia, no hospital da Cassems, em Campo Grande. A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) confirmou o caso e este é o primeiro registrado na Capital.
De acordo com a Sesau, a pequena estava sem atraso vacinal e não apresentava comorbidades. Porém, a vítima também contraiu a covid-19, no entanto, a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, afirma que não tem relação a meningite com a covid-19. "O caso chama atenção para que outras pessoas façam a prevenção com a vacina desde 2 meses sendo a vacina BCG e até os 14 anos, a vacina é a meningocócica ACWY. Temos todas essas vacinas nas unidades de saúde de Campo Grande e, por conta disso, precisamos que os pais levem essas crianças para terem a prevenção completa da doença".
"A meningite é uma síndrome que precisamos estar sempre em alerta com a dor de cabeça, síndrome gripal e sempre lembrar que é preciso procurar um médico. Pois, além disso, pode causar vômitos, dores abdominais e desta forma, todos esses sintomas a população precisa ficar em alerta. Já em relação às pessoas que tiveram contato com a vítima, estão no nosso sistema de vigilância. Todos receberam medicação e serão monitoradas", explicou Leite.

Inclusive, a responsável pela pasta informou que o ideal seria que qualquer pessoa que não esteja se sentido bem, usasse máscara para não ter o contato direto com outras pessoas. "É sempre bom lembrar de lavar as mãos e lavar bem os alimentos". Inclusive, ressaltou que a Campo Grande não está com surto de meningite e reforçou que a Sesau vai continuar fazendo o monitoramento e está em alerta para qualquer situação diferente na cidade".
Os dados da Secretaria Municipal de Saúde Pública mostra que em 2022 e 2023 foram registrados 36 casos ao todo. Já neste ano, foram registrados 10 mortes e este é primeiro caso de meningite meningocócica, aliada a meningococemia.
Prevenção
As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:
- Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
- Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
- Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
- Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
- Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y.
Últimas Notícias
- Record TV - 15:00 Gaby Spanic sobre A Fazenda: ‘Queria sair como uma rainha, defendendo minhas mulheres’
- Economia - 14:57 Clientes podem quitar contas de energia com até 80% de desconto em MS
- Meio Ambiente - 14:33 Bonito reforça fiscalização contra descarte irregular na Estrada do Quati
- Integração - 14:14 Campo Grande sediará Fórum Sul-Americano da Rota Bioceânica
- Cultura - 13:50 Sesc MS realiza show gratuito que homenageia grandes intérpretes da MPB
- Pós-graduação - 13:30 UFGD abre inscrições para mestrado e doutorado em diversas áreas
- Dignidade - 13:00 Empregadores firmam acordos com MPT-MS
- Economia - 12:19 Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,7%
- Oportunidades - 11:51 Governo de MS realiza leilão de mais de 2,8 mil mobiliários
- Reciclagem - 11:35 Drive-Thru da Reciclagem chega à 16ª edição em Campo Grande