Geral
Menina de 3 anos com pneumonia e risco de morte não consegue vaga em hospital
Bebê está internada no UPA Universitário desde terça-feira a noite sem uma resposta da SESAU
Sábado, 11 Março de 2023 - 10:39 | Pedro Santos

Catussia Souza, avó de Lais Rafaella Souza Mandetta, de 3 anos e 8 meses, está fazendo um apelo a favor da neta que está internada no UPA Universitário desde esta terça-feira (7). A menina foi diagnosticada com pneumonia e classificada em risco iminente de morte. De acordo com a avó de Lais, não há vaga em nenhum hospital da Capital para que a neta seja encaminhada e comece o tratamento.
Segundo Catussia, a neta deu entrada no UPA Universitário na manhã da terça-feira e foi enviada de volta para casa já que, segundo o médico que a atendeu, era apenas uma “gripe”. Com a piora do quadro de saúde de Lais, a bebê foi levada pela mãe na noite do mesmo dia e diagnosticada com pneumonia grave.
“A minha filha voltou pra casa mas de noite ela teve que voltar lá. O outro médico que atendeu diagnosticou pneumonia grave”, explica a dona.

O médico de plantão entrou com o pedido de vaga mas, até o momento, a família está sem resposta sobre a liberação.
“Na parte da manhã da quarta, o próprio médico falou pra gente fazer alguma coisa porque tava demorando demais pelo sistema. O caso dela é grave. A gente não tem condição de mandar ela pra um hospital particular porque é muito caro”, explica a avó.

Catussia entrou em contato com a ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), pela manhã deste sábado (11) e foi informada que a vaga poderia ser “liberada a qualquer momento”.
“A gente não tem tempo de ficar esperando. A gente tá no quinto dia e nada. Essa vaga tá no pedido desde terça-feira. Ela não tem tempo. Esse ‘a qualquer momento’ pode ser amanhã, semana que vem ou sei lá. Se é caso de morte, eles tinham que ter resolvido logo”, expressa a dona.
A equipe do Diário Digital entrou em contato com a SESAU acerca do caso de Lais, mas até a produção desta reportagem não obteve um retorno. O espaço está aberto para resposta.
Últimas Notícias
- Horário especial - 09:54 No dia 1° de Maio, transporte público funcionará conforme o plano funcional de domingos e feriados
- Chegada de frente fria - 09:35 Frente fria chega ao Mato Grosso do Sul
- Após morte - 09:08 câmeras serão instaladas no Pantanal
- Doador comunitário - 08:53 Em parceria com Santa Casa prefeitura lança campanha para doação de sangue
- Canal de comunicação - 08:30 Tribunal de Justiça de MS lança canal oficial no WhatsApp
- Charge - 08:14 Membros do MST seguem com o bloqueio nas rodovias em MS
- Educação - 08:00 Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta terça-feira
- Bioparque pantanal - 07:50 Bioparque Pantanal abrirá as portas
- Casa da saúde - 07:20 Casa da Saúde não terá atendimento ao público neste feriado
- Oportunidades - 07:00 200 vagas para o setor rural