• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Mais de 700 mil preservativos vão ser distribuídos

Sexta-feira, 01 Março de 2019 - 09:02 | Redação


“Esse tipo de preconceito, de vergonha, não cabe mais. Hoje em dia é tranquilo, os preservativos também ficam em pontos de coletas, nas unidades. Então a pessoa pode, muito discretamente, se dirigir à unidade, ir até o ponto de coleta, e retirar o seu preservativo ali, sem precisar entrar em contato com ninguém da própria unidade ou dar qualquer outra justificativa”. A informação partiu da gerente-técnica do programa de DST/Aids da Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul, Alessandra Salvatore, ao  fazer um apelo para que as pessoas não tenham vergonha e peguem preservativos, que são distribuídos gratuitamente nas Unidades de Saúde de todo o estado. 

Ao todo, serão disponibilizados 700 mil preservativos para quem for curtir a folia em Mato Grosso do Sul. Além das camisinhas, a Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul vai distribuir materiais informativos durante o carnaval. Segundos dados da Secretaria estadual de Saúde, o Mato Grosso do Sul contabilizou, em 2017 e 2018, 3.415 pessoas vivendo com HIV. Desse total, 66,68% são do sexo masculino. Foram registrados casos em todos os 79 municípios do estado.

Já a médica veterinária Raiza Medeiros, de 29 anos, vive com HIV há dois anos. Ela fala sobre a importância de se prevenir e usar o preservativo durante as relações sexuais. “À princípio eu fiquei com muito medo. Acredito que todo mundo quando recebe qualquer notícia de qualquer alteração de saúde, fica com muito medo. Mas eu fui buscar informações e eu vi que tem tratamento, que é uma alteração de saúde que vem cada vez mais tendo avanço na medicina, e eu fui me tranquilizando, e busquei médico para me dar informação, para eu fazer o tratamento corretamente”, afirma.  

 

SIGA-NOS NO Google News