Geral
Investigação irá apurar riscos ambientais de chorume em Dourados
Ações visam apurar possíveis irregularidades na gestão do chorume, garantindo a preservação do meio ambiente e a saúde pública na região
Domingo, 06 Julho de 2025 - 14:30 | Redação

Uma denúncia envolvendo o descarte irregular do lixiviado, popularmente conhecido como chorume, levou a 11ª Promotoria de Justiça de Dourados a abrir um inquérito civil para apurar supostas irregularidades no tratamento do lixiviado (chorume) proveniente do aterro sanitário do munícipio.
A ação decorre de uma notícia de fato registrada a partir de reclamações do Instituto Ciências Aplicadas, Tecnologia e Inovação (Plenus), que levantou preocupações e apontou falhas no tratamento do resíduo proveniente da decomposição dos resíduos sólidos no município. A denúncia aponta que o tratamento do chorume, um resíduo altamente tóxico, não estaria sendo realizado de forma adequada, colocando em risco o meio ambiente e a saúde da população local.
O MPMS reforça a necessidade de apuração aprofundada, uma vez que o manejo deficiente do chorume representa uma ameaça grave ao equilíbrio ambiental e à saúde da população. Por isso, como parte das diligências, foi solicitado ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) informações sobre licenças, condicionantes e ações de fiscalização, aguardando resposta até o momento. A demora na obtenção de dados técnicos impede a plena instrução do procedimento, reforçando a importância da investigação civil.
De acordo com o Promotor de Justiça Amílcar Araújo Carneiro Júnior, o gerenciamento inadequado do chorume pode resultar na contaminação de solos, lençóis freáticos e corpos d’água, além de representar uma ameaça à saúde pública. Por isso, a instauração do inquérito visa colher depoimentos, documentos e informações técnicas que possam esclarecer a real situação do efluente e o cumprimento das legislações ambientais, além de buscar medidas para evitar danos futuros.
Últimas Notícias
- Funsat - 08:02 Agência de empregos divulga mais de 1.200 vagas para capital
- Brilho especial - 07:40 Papai Noel causa comoção em visita a hospital público da Capital
- Saúde - 07:38 Inquérito tenta agilizar acesso a leitos de urgência e emergência
- Oportunidades - 07:00 Energisa abre vagas de estágio na Capital
- Natal - 18:05 Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios
- Jair Bolsonaro - 17:35 Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão
- Nova Andradina - 17:05 Homem é encontrado morto por familiar em quitinete
- Nacional - 16:35 Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
- Economia - 16:05 Governo estadual orienta sobre prazos e vantagens no ITCD, Refis e IPVA
- Dourados - 15:35 Ex-candidato ao Governo de MS é preso por estupro de vulnerável

