Geral
Inscrições para o Encceja PPL podem ser feitas até 11 de Julho
Responsável pedagógico da unidade prisional deve inscrever interessado
Quarta-feira, 09 Julho de 2025 - 11:00 | Agência Brasil

As inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou que cumprem medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) estão abertas desde esta segunda-feira (23) e podem ser feitas até 11 de julho.
Cabe ao responsável pedagógico da unidade prisional ou socioeducativa inscrever os interessados em participar do exame. A inscrição deve ser realizada por meio do Sistema PPL. A participação é voluntária e gratuita.
O responsável pedagógico deverá manter, sob guarda e sigilo, a senha de acesso ao sistema, os números de inscrição e de Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos participantes. Estes dados são necessários para o acompanhamento do processo de inscrição e para a obtenção dos resultados individuais.
O Encceja PPL é uma oportunidade para que pessoas privadas de liberdade ou que cumpram medidas socioeducativas, que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino, obtenham a certificação dos níveis fundamental e médio.
Provas - As provas serão aplicadas em dois turnos, nos dias 23 e 24 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os participantes não sairão das unidades prisionais e socioeducativas, que devem receber autorização dos respectivos órgãos de administração prisional estadual para realizar o exame.
As unidades autorizadas devem dispor de espaço físico coberto e silencioso, com iluminação, cadeiras e mesas apropriadas, além de condições que garantam a segurança dos envolvidos.
De acordo com o edital do Encceja PPL 2025 o exame será composto por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo trinta questões de múltipla escolha e uma redação.
Para o ensino fundamental, serão avaliadas as seguintes áreas de conhecimento: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês e espanhol), artes, educação física, história, geografia, além da redação.
Os jovens e adultos que fizerem o Encceja para certificação no ensino médio, terão avaliados os conhecimentos em: química, física e biologia, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês e espanhol), artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia e redação.
Encceja - Realizado pelo Inep desde 2002, o exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos participantes.
Para participar, a idade mínima é de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos completos para o ensino médio, na data de realização do exame.
As secretarias de Educação e os institutos federais usam os resultados obtidos pelos participantes como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.
O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos.
Últimas Notícias
- Agropecuária - 16:30 Especialista em exportação de gado vivo ministra palestra na Capital
- Literatura - 16:10 Lançamento póstumo homenageia escritor Jacir Brunetto com obra inédita
- Camapuã - 15:50 Bebê morre após ser abusada pelo pai
- Transporte coletivo - 15:30 CPI do Transporte expõe entraves em obras e frota sucateada na Capital
- 'Anjos do Conesul III' - 15:00 Operação apreende material de abuso sexual infantil
- CPI do Consórcio Guaicurus - 14:50 CPI encerra fase de depoimentos
- Três Lagoas - 14:49 Casal é preso e adolescente apreendida por tráfico
- Educação - 14:02 Prazo para entrar com recurso da isenção da taxa na PND vai até sexta
- Prisão preventiva - 13:50 Autor de 15 crimes é preso em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 13:30 Momentos históricos do Morenão