Geral
Incêndio é controlado e equipes da Força-Tarefa são desmobilizadas no Pantanal
Sábado, 09 Novembro de 2019 - 12:00 | Redação
Os focos de incêndio no Pantanal Sul-mato-grossense foram controlados e a força-tarefa criada pelo Estado está em processo de desmobilização nesta sexta-feira. Foram 23 dias de combate intenso ao incêndio que destruiu 173,2 mil hectares. Trabalho que exigiu o empenho de cerca de 300 pessoas das unidades do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal, Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, Exército e ICMBIO, além de funcionários das fazendas.
Para o combate aos focos foram empregados ainda duas aeronaves de combate a incêndios florestais Air Tractor do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, cada uma com capacidade de transporte de 3 mil litros de água, e duas aeronaves do ICMBIO com tanques para carregar 1.500 litros de água cada.
Além do trabalho das equipes, as chuvas ajudaram a controlar a queimada. Não há mais nenhum foco, segundo as imagens de satélite. Segundo a Sala de Situação Integrada, que coordenou os trabalhos de combate às queimadas no Pantanal, as condições climáticas ajudaram a apagar os focos de incêndio.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), choveu nos últimos dias e com isso a umidade do ar, que na semana passada chegou ficou entre 25% a 30% a variação agora está entre 35% a 95%. Há previsão de chuva neste fim de semana em pontos isolados no Estado.
A informação é do coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli. Segundo ele, a decisão de desmobilizar a equipe levou em conta a previsão de mais chuvas para a região.
“Com a previsão de chuva para os próximos dias, os incêndios controlados e o risco mínimo de fogo, as equipes entraram em processo de desmobilização”, explicou.
Últimas Notícias
- Natal - 18:05 Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios
- Jair Bolsonaro - 17:35 Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão
- Nova Andradina - 17:05 Homem é encontrado morto por familiar em quitinete
- Nacional - 16:35 Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
- Economia - 16:05 Governo estadual orienta sobre prazos e vantagens no ITCD, Refis e IPVA
- Dourados - 15:35 Ex-candidato ao Governo de MS é preso por estupro de vulnerável
- MS-156 - 15:05 Indígenas promovem nova interdição na MS-156 em Dourados
- Moradia - 14:35 Famílias conquistam o primeiro imóvel durante o 10º Feirão Habita CG
- Segurança - 14:05 Corumbá lança campanha “Celular Seguro” com ação integrada
- Natal - 13:35 Natal Encantado ganha roda-gigante de 26 metros em Dourados

