Geral
Incêndio é controlado e equipes da Força-Tarefa são desmobilizadas no Pantanal
Sábado, 09 Novembro de 2019 - 12:00 | Redação
Os focos de incêndio no Pantanal Sul-mato-grossense foram controlados e a força-tarefa criada pelo Estado está em processo de desmobilização nesta sexta-feira. Foram 23 dias de combate intenso ao incêndio que destruiu 173,2 mil hectares. Trabalho que exigiu o empenho de cerca de 300 pessoas das unidades do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal, Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, Exército e ICMBIO, além de funcionários das fazendas.
Para o combate aos focos foram empregados ainda duas aeronaves de combate a incêndios florestais Air Tractor do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, cada uma com capacidade de transporte de 3 mil litros de água, e duas aeronaves do ICMBIO com tanques para carregar 1.500 litros de água cada.
Além do trabalho das equipes, as chuvas ajudaram a controlar a queimada. Não há mais nenhum foco, segundo as imagens de satélite. Segundo a Sala de Situação Integrada, que coordenou os trabalhos de combate às queimadas no Pantanal, as condições climáticas ajudaram a apagar os focos de incêndio.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), choveu nos últimos dias e com isso a umidade do ar, que na semana passada chegou ficou entre 25% a 30% a variação agora está entre 35% a 95%. Há previsão de chuva neste fim de semana em pontos isolados no Estado.
A informação é do coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli. Segundo ele, a decisão de desmobilizar a equipe levou em conta a previsão de mais chuvas para a região.
“Com a previsão de chuva para os próximos dias, os incêndios controlados e o risco mínimo de fogo, as equipes entraram em processo de desmobilização”, explicou.
Últimas Notícias
- Corumbá - 16:55 PRF apreende 83 kg de cabelo humano em Corumbá
- Economia - 16:32 Petrobras anuncia nova redução no preço do diesel em R$ 0,12 por litro
- Amplavisão - 16:22 Os candidatos querem surfar no conservadorismo, por Manoel Afonso
- Economia - 16:06 Bancos fecham na sexta e reabrem na terça
- Poder Legislativo - 15:50 MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas
- Acidente Fatal - 15:30 Caminhoneiro morre após perder o controle da direção e cair em rio
- Tentativa de Feminicídio - 15:00 Polícia procura suspeito de esfaquear 7 vezes ex-companheira após invadir residência
- Abuso Sexual - 14:50 Polícia prende idoso suspeito de estuprar a própria neta na Capital
- Acidente de Trânsito - 14:35 Tentativa de ultrapassagem de carro provoca colisão entre duas carretas na MS-276
- Operação Semana Santa - 14:10 PMA apreende 417 kg de pescado irregular no Rio Paraguai em Corumbá